Cuanza Norte: Sector da Saúde no Bolongongo regista melhorias nos 14 anos da paz

Os serviços de Saúde no município do Bolongongo, província do Cuanza Norte, registaram melhorias significativas, nos últimos 14 anos de paz, informou hoje, nesta localidade, o director municipal da Saúde, António Ernesto António

O responsável disse, em entrevista à Angop, que tal crescimento se deveu aos esforços do Governo tendentes a melhoria do atendimento médico e medicamentoso às populações.

António Ernesto António sublinhou que os ganhos são incomensuráveis se ter em conta que até 2004 o município de Bolongongo tinha apenas duas unidades sanitárias, na sede municipal e na comuna do Terreiro, todas elas degradadas em consequência da guerra que se seguiu a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.

Explicou que ao longo destes anos, o município reabilitou e ampliou o Hospital Municipal tendo construído ainda, de raiz, mais de 10 unidades sanitárias em varias localidades da circunscrição, que veio melhorar os problemas de saúde nas comunidades.

Outro grande ganho, acrescentou o responsável, tem a ver com os serviços gratuitos que são prestados aos pacientes que acorrem nas unidades sanitárias distribuídas no município do Bolongongo

Esclareceu, sem mencionar números, que antes da paz o município tinha insuficiência de técnicos de saúde, mas actualmente, o número cresceu, garantindo que tal crescimento veio de certo modo oferecer melhoria dos serviços prestados aos pacientes que acorrem nos hospitais.

Apelou aos profissionais de saúde a uma maior humanização no atendimento dos pacientes, tendo em conta a importância da profissão que exercem. (ANGOP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »