Aberto curso sobre Avaliação de Competências na Meteorologia Aeronáutica

Um curso de formação de formadores sobre Sistema de Avaliação de Competências (SAC), na área da Meteorologia Aeronáutica, teve início hoje (segunda-feira), em Luanda, numa iniciativa do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET).

Com a duração de cinco dias, a formação está a ser ministrada por quadros do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), no âmbito da cooperação existente entre as duas instituições.

Os meteorologistas seleccionados receberão conhecimentos ligados ao “Enquadramento da Legislação Internacional sobre o SAC entre a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) e a Organização Mundial de Meteorologia (OMM) e o SAC do IPMA (notas técnicas, regulamentação, avaliação e documentos de apoio para o efeito)”.

Durante a formação, que decorre no “Centro de Georiscos” do INAMET, os técnicos vão ainda realizar a simulação de uma avaliação a um Observador Meteorológico, aprender a elaborar o referido relatório, além de analisar os resultados com o auxílio de um meteorologista aeronáutico.

A formação decorre do cumprimento da Resolução 53, saída do XI congresso da OMM, que orienta que os prestadores de serviço de “Meteorologia Aeronáutica” sejam submetidos a “Avaliação de Competências”, para permitir a aferição do seu grau de profissionalismo.

A OMM e a ICAO definiram, inicialmente, o dia um de Dezembro de 2015, como data limite para que os Serviços de Meteorologia Aeronáutica cumpram com o requisito, tendo posteriormente sido prorrogada para Dezembro de 2016, segundo anunciou à Angop o director-geral do INAMET, Domingos Nascimento.

“A OMM e a ICAO decidiram alterar o prazo, visto que muitos estados encontraram dificuldades para avaliar os seus técnicos, em função a actual crise económica mundial”, afirmou. (ANGOP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »