Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Huíla: Governo e FNUAP assinam protocolo para prevenção da gravidez precoce

0

O governo da Huíla e o Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) assinaram hoje, quinta-feira, no Lubango, um protocolo de compromisso do programa conjunto que visa a aceleração de uma resposta para a eliminação da gravidez e o casamento precoce.

O acto de assinatura foi efectuado pela vice-governadora provincial da Huíla para o sector político e social, Maria João Chipalavela e a representante da (FNUAP) em Angola, Florbela Fernandes.

O foco estratégico da assinatura deste compromisso permitirá que as partes colaborem, coordenem e implementem acções acordadas nos referidos documentos, bem como alinhar iniciativas para potenciar os planos estratégicos globais em parceria com a União Africana e o FNUAP, através do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND).

Consta, igualmente, na assinatura deste mesmo documento, o apoio sobre a abordagem multi-sectorial baseada em evidências sobre a gravidez precoce, orçamento do programa conjunto para a redução deste fenómeno que inclui casamento na adolescência, entre outros desafios que garantam uma transição segura para a vida adulta, sem comprometer o futuro.

Na ocasião, Florbela Fernandes considerou positivo o acordo neste domínio, como resultado de vários diálogos com o governo local para contribuir no processo de advocacia na redução da gravidez precoce.

Já a vice-governadora provincial da Huíla para o sector político e social, Maria João Chipalavela afirmou que este desafio vai ajudar a consciencializar os pais na educação de seus filhos.

“A empreitada envolve a direcção provincial da família e promoção da mulher, educação, ciência e tecnologia, saúde, bem como organizações da sociedade civil para se minorar tais consequências que muitas vezes resultam no mau aproveitamento da adolescente”, disse. (ANGOP)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »