Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Voleibol: Federação perspectiva expandir prática ao Norte e Leste

A Federação Angolana de Voleibol (FAV) perspectiva expandir a modalidade em localidades onde não se faz sentir, com realce para as zonas Norte e Leste do país, com a criação de associações provinciais, disse a Angop fonte oficial.

O presidente de direcção da FAV, Valentim Domingos, que prestou esta informação durante um encontro com os fundadores e antigos dirgentes da Federação ocorrido no passado fim de semana, em Luanda, disse ser uma das prioridades do programa de acção do seu mandato que esta prestes a terminar.

Para o dirigente o seu organismo tem trabalhado com vários núcleos constituídos pelo Desporto Escolar, que é a base de sustentação da modalidade em Angola, na ausência de clubes.

‘’O Desporto Escolar felizmente tem sido a base fundamental no desenvolvimento do voleibol no país, graças a colaboração do Ministério da Educação que tem dado particular atenção neste sentido. Temos também a colaboração de professores que são amantes e ex-praticantes da modalidade que asseguram a formação em diversas instituições escolares’’ – realçou.

A Federação, indicou, conta com as Associações de Luanda, Namibe, Huila, Bié, Huambo e o núcleo do Cunene, entre as 18 províncias, um número considero inferior. Brevemente será criado o seu representante no Cuando Cubango.

O 1º de Agosto, Bangú FC, Progresso do Sambizanga, Petro de Luanda, MTA, Volei-Blu, Petro do Huambo, Benfica da do Lubango (Huíla), Sporting do Bié, são entre os clubes que movimentam o voleibol no país.

‘’Estamos a trabalhar, apesar das dificuldades económicas, para que surjam mais núcleos e clubes para que se constituam as Associações nas restantes regiões’’ – disse.

De acordo com o presidente a aposta será também no desenvolvimento do voleibol de praia, já que em termos da modalidade praticada na praia está mais avançada em todos escalões e classes.

‘’O Voleibol de Praia está consolidado, por isso, será revisto o voleibol praticado na quadra, aproveitando o surgimento da empresa Refriango que está a formar muitas crianças na pratica desta disciplina’’ – enfatizou.

Informou que o 21 de Junho é a data provisoriamente encontrada como dia do voleibol em Angola, por ser a data em que o país se apurou pela primeira vez para os jogos olímpicos de Beijing (China) com duplas de praia. (ANGOP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »