Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Governador Geraldo Alckmin recebe deputados oposicionistas da Venezuela

Encontro aconteceu no Palácio dos Bandeirantes nesta terça-feira (23)

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta terça-feira (23) a Comissão de Relações  Exteriores da Assembleia Nacional da Venezuela que faz oposição ao atual presidente Nicolas Maduro. O encontro aconteceu às 18h30 no Palácio dos Bandeirantes.

A perspectiva de mudança política institucional venezuelana fez parte da pauta da reunião. De acordo com o governador, “os opositores procuram meios para fortalecer a democracia e reivindicam que presos políticos sejam anistiados. Nós os apoiamos nesta causa e vamos colaborar dialogando com nossas lideranças no Congresso”.

(saopauloglobal.sp.gov.br)
(saopauloglobal.sp.gov.br)

“O governador é bastante solidário com a questão e tem sido uma liderança bastante procurada por autoridades da Venezuela”, afirmou a chefe da Associação Especial para Assuntos Internacionais (AEAI), Ana Carolina Conde, em referência aos encontros do governador com esposas de presos políticos venezuelanos, em maio do ano passado, e com a líder oposicionista Maria Corina Machado, a deputada mais votada do parlamento venezuelano, em abril de 2014.

Participaram do encontro com o governador, o presidente da Comissão, Luis Florido do partido Voluntad Popular, e o deputado William Dávila, do partido Acción Popular, além de Ana Carolina Conde.

Presos políticos

(saopauloglobal.sp.gov.br)
(saopauloglobal.sp.gov.br)

Em maio do ano passado, o governador Geraldo Alckmin recebeu Mitzy Capriles e Lilian Tintori que vieram em busca de apoio internacional para a liberdade de seus maridos Antonio Leezma e Lopoldo Lopez respectivamente. Ambos são líderes da oposição ao governo de Nicolás Maduro.

Visitas

No Brasil, a comissão se reuniu com legisladores e com o Tribunal Eleitoral para expor o que chamam de “crise institucional e violação dos Direitos Humanos” na Venezuela. Em março, a comissão segue para o Chile e Uruguai para tratar também do “Projeto de Lei de Anistia e Reconciliação”.

Crise

A Venezuela atravessa uma das piores crises de sua história com a queda do preço do barril de petróleo.  Dados do FMI (Fundo Monetário Internacional) indicam que em 2016 o PIB (Produto Interno Bruto) da Venezuela deve sofrer a maior retração do mundo. Em 2015, a inflação venezuelana chegou a 180,9% e o PIB recuou 5,7%.

(nota de imprensa enviada à redacção do Portal de Angola com pedido de publicação)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »