Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Exército sírio assume controle do último reduto rebelde em Latakia

As forças do governo sírio assumiram neste domingo o controle da localidade de Rabia, último reduto rebelde estratégico na província costeira de Latakia (oeste), anunciou a televisão estatal.

“As Forças Armadas, em coordenação com as tropas de defesa popular, assumiram o controle da localidade de Rabia”, próxima à fronteira com a Turquia, anunciou a emissora, que citou uma fonte militar.

A província costeira de Latakia é o berço da família Assad, que governa a Síria há mais de quatro décadas.

Rabia foi ocupada pelos rebeldes em 2012 e, desde então, permaneceu sob controle de diferentes grupos insurgentes, entre eles a Frente Al-Nusra, braço sírio da Al-Qaeda.

A cidade caiu em poder das forças governamentais e das forças de defesa popular (milícias favoráveis ao presidente Bashar al-Assad) na madrugada de domingo, após uma ofensiva de vários dias, confirmou a ONH Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

“Nas últimas 48 horas, as forças do regime conquistaram 20 aldeias nos arredores e atacaram a cidade pelo Sul, oeste e norte”, disse à AFP o director do OSDH, Rami Abdel Rahman.

“A ofensiva contra Rabia foi supervisionada por autoridades militares da Rússia e apoiada pelos ataques aéreos russos”, completou Abdel Rahman.

“Cumpriram um papel essencial na captura de Rabia”, completou Rahman, em referência aos russos.

A queda de Rabia, após a de Salma, outra cidade estratégica de Latakia, em 12 de Janeiro, permite às tropas de Assad cortar as rotas de reabastecimento dos rebeldes a partir da Turquia, afirmou Rahman à AFP. (AFP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »