Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

BPI e Isabel dos Santos já estão a discutir presença em Angola

‘Guerra’ entre empresária e banco português começa com batalha difícil para decidir o futuro dos activos no continente africano.

A complicada divisão de activos do BPI já está a ser discutida directamente entre a Unitel de Isabel dos Santos e a administração liderada por Fernando Ulrich.

O prospecto de cisão das participações no continente africano inclui a partilha de riscos com os accionistas em bancos angolanos e moçambicanos, uma hipótese que não agrada à filha do presidente de Angola. Isabel dos Santos propõe que a sua Unitel, dona de uma participação minoritária no BPI, fique com 10% do Banco Fomento Angola de forma a reduzir a exposição do banco português a um mercado que deixou de ter a equivalência de supervisão do BCE.

As regras do regulador europeu mudaram no primeiro dia deste ano, obrigando o BPI a reduzir significativamente as participações em activos africanos para evitar penalizações.

Os espanhóis do La Caixa, accionistas maioritários do banco português, apoiam a proposta apresentada por Fernando Ulrich, mas o voto de Isabel dos Santos é decisivo para desbloquear o processo. Recorde-se que os estatutos do BPI impedem que qualquer accionista tenha direito de voto maioritário em qualquer decisão, mesmo que detenha a maior parte das ações. (Noticias ao Minuto)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »