Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Lunda Norte: Governo perspectiva acções de impacto social para 2016

0

As infra-estruturas rodoviárias que ligam a sede do município do Cuango, Vila do Cafunfo à comuna do Luremo e do Xinge ao Lubalo, constam das acções de grande impacto social do pelouro da Lunda Norte perspectivadas para 2016, segundo informou, terça-feira, no Dundo, o governador provincial, Ernesto Muangala.

O governante, que fazia balanço durante a habitual cerimónia de cumprimentos do fim de ano, frisou a necessidade da construção de uma nova central hidroeléctrica para produzir 32 megawatts, bem como o alargamento da rede de distribuição da água, de que beneficiam já 535 mil 750 habitantes, desde o início de 2015.

Na vertente do ensino, referiu que o programa de alfabetização e aceleração escolar, visando a experimentação do primeiro cíclo secundário dos alfabetizados e o funcionamento pleno do ensino pré-escolar, que conta com a construção de centros infantis nos municípios de Lubalo, Capenda-Camulemba, Caúngula e Cuilo, merecerão atenção do Governo provincial em 2016.

No prosseguimento do programa de formação técnico-profissional, no Cambulo e Cuango, o governante ressaltou a conclusão do Instituto Médio de Saúde, na cidade do Dundo, com 20 salas de aulas e um internato para albergar 1.440 alunos de especialidades diferentes.

Ainda nesta senda, disse registar com agrado um considerável número de licenciados em Economia e Direito na Universidade Lueje-A-Nkonde, para dar resposta aos diversos fenómenos sócio-culturais da região.

No quadro da expansão da rede sanitária, disse constar do programa do seu pelouro, para o próximo ano, a entrada em funções dos hospitais da centralidade do Mussungue, materno infantil e o Centro de Diagnóstico Provincial, no Dundo, além de referência nos municípios do Cuango, Cuilo, Lucapa, Capenda-Camulemba.

Para a aceleração do processo da diversificação da economia, fragilizada pela baixa do petróleo, principal fonte de receitas do país, Ernesto Muangala, apela aos industriais a aportarem no investimento na Lunda Norte, essencialmente, nas áreas da agricultura, pecuária, turismo, plantação da borracheira, entre outras, visto haver condições para cada opção. (ANGOP)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »