Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Cuanza Norte: Alfabetizados 18 cidadãos com necessidades educativas especiais

0

Dezoito cidadãos com necessidades educativas especiais foram alfabetizados no ano lectivo 2015, na Escola de Ensino Especial de Ndalatando, província do Cuanza Norte, no âmbito do “Programa Educação para Todos”.

A informação foi prestada hoje, terça-feira, à Angop, em Ndalatando, pelo director da escola, Diogo Evangelista, tendo referido que estavam matriculados de início 30 alunos.

Os alunos, ressaltou, foram instruídos nos módulos I, II e III dos métodos “Sim eu Posso” e “Gostar de Ler e Escrever”, correspondentes a 3ª, 4ª, 5ª e 6ª classes do ensino normal.

Lembrou que o processo de alfabetização naquele estabelecimento de ensino arrancou este ano lectivo, com a participação de alunos com deficiência auditiva, mudez, transtornos de conduta, atraso mental e deficiências combinadas.

Precisou que para os módulos I e II dos métodos “Sim Eu Posso” e “Gostar de Ler e Escrever”, que duraram seis meses, foram matriculados 19 alunos dos quais 12 terminaram com bom aproveitamento, três reprovaram e quatro desistiram.

No módulo III, complementou, com a duração de nove meses foram matriculados 11 alunos, seis dos quais concluíram a formação com aproveitamento positivo, três reprovaram e dois desistiram.

Explicou que os alunos com deficiências auditivas e da fala matriculados na instituição são submetidos, numa primeira fase, a um processo de aprendizagem da linguagem gestual, para aprenderem o alfabeto.

Para facilitar o processo do ensino e aprendizagem, salientou, a escola conta, entre outros meios de ensino, com máquinas de braile, dicionários de linguagem gestual, suplemento de leitor analógico ABC e leitor de documentos em tinta. (ANGOP)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »