Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Acordo histórico de combate ao aquecimento global (vídeo)

Os 195 países reunidos em Paris na conferência das Nações Unidas sobre o clima assinaram o primeiro acordo universal de luta contra as alterações climáticas e o aquecimento global.

Países desenvolvidos e em desenvolvimento comprometeram-se a caminhar para modelos económicos que reduzam as emissões de dióxido de carbono e gases de efeito estufa.

No acordo listam-se várias medidas vinculativas a longo prazo para tentar conseguir limitar a subida da temperatura a 1,5 graus.

Um dos compromissos é o financiamento, a partir de 2020, de 100 mil milhões de dólares anuais dos países mais desenvolvidos para os menos desenvolvidos conseguirem cumprir a política do clima.

“Convido agora a adotarem o projeto intitulado acordo de Paris que figura no documento. Estou a observar a sala, vejo que a reação é positiva, não vejo qualquer objeção… O acordo de Paris para o clima está aprovado”, anunciou Laurent Fabius, ministro francês dos Negócios Estrangeiros e presidente da conferência COP21.

Apesar de o histórico compromisso ser vinculativo, há ainda muito caminho pela frente, como explica Kumi Naidoo, diretor executivo da Greenpeace.

“Este acordo não nos tira do buraco. Nós ainda estamos nas profundezas. A diferença é que agora as laterais do buraco estão menos profundas e existem ganchos a que nos podemos agarrar… Construir um maior movimento popular em todo o mundo”, afirmou. (EURONEWS)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »