Quarta-feira, Maio 31, 2023
22.6 C
Lisboa
More

    Ministros do G6 querem combater terrorismo online

    Os ministros do Interior do G6 estiveram reunidos esta quinta-feira em Londres para discutir forças de acção contra o terrorismo, quase um mês depois dos atentados de Paris. Da reunião saiu o compromisso de combate ao terrorismo online.

    “Estamos a trabalhar activamente com os prestadores de serviços de Internet e das redes sociais para excluir os conteúdos radicais da Internet e ao mesmo tempo colaborar na elaboração de uma contra narrativa que faça frente à narrativa de terror que, de forma muito profissional, o Estado Islâmico está a utilizar”. O compromisso, citado pelo El País, foi feito por Jorge Fernández Díaz, ministro espanhol do Interior, à saída da reunião do G6, que aconteceu esta quinta-feira, 10 de Dezembro.

    As seis potências económicas, compostas pelos Estados Unidos da América, Japão, Alemanha, França, Reino Unido e Itália, juntaram-se em Londres para discutir o combate ao terrorismo, quase um mês depois do massacre em Paris. No encontro entre os ministros do Interior dos seis países, os representantes políticos comprometeram-se a unir esforços para uma luta contra o terrorismo do autoproclamado Estado Islâmico (EI), que se trava também online.

    O ministro espanhol lembrou que uma parte significativa do fenómeno da radicalização ocorre online, deixando os restantes 20% para abordagens nas imediações dos locais de culto e prisões. Jorge Fernández Díaz sublinhou ainda a importância que tem sido dada na reunião “a necessidade de combater a islamofobia” que pode gerar ataques jihadistas.

    Paralelamente, os ministros discutiram ainda a crise de refugiados, a imigração ilegal e o combate ao tráfico de armas, “necessário para combater o terrorismo com eficácia”, assinalou o ministro espanhol.

    Comissão das Liberdades Civis aprova base de dados de passageiros

    Theresa May, ministra britânica, informou, à margem da reunião, que a Comissão das Liberdades Civis do Parlamento Europeu aprovou esta quinta-feira o acordo assinado a 20 de Novembro pelos 28 Estados-membros para a criação de uma base de dados do Registo de Nomes de Passageiros (PNR – Passenger Name Record, na sigla em inglês). Esta era a “luz verde” que faltava por parte do Parlamento Europeu. (Jornal de Negocios)

    por Liliana Borges

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    África do Sul: Pretória revê lei sobre mandados de captura internacional

    Governo sul-africano apresentará, em junho, diploma que permite exceções à obrigatoriedade de cumprir um mandado de captura emitido pelo...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema