O Afeganistão diz que suas forças repeliram um ataque talibã no aeroporto de Candaar, que durou 27 horas e matou 50 pessoas, a maioria civis.
O Ministério da Defesa disse na quinta-feira (10) que no ataque dos terroristas morreram 38 civis, 10 soldados afegãos e dois policiais. Além disso, 11 militantes que participaram no assalto foram mortos.
As forças afegãs têm lutado para reverter os avanços dos Talibã desde que a OTAN concluiu formalmente a sua missão de combate no final do ano passado.
Na terça-feira alguns homens-bombas fizeram-se explodir perto do hotel. Outros militantes iniciaram uma intensa troca de tiros com os funcionários do aeroporto.
Os representantes do movimento já reivindicaram o assalto.
O movimento terrorista Talibã, que anteriormente tinha conquistado grandes territórios nas áreas rurais do país, agora iniciou uma ofensiva contra as grandes cidades. No fim de Setembro os talibãs conquistaram a cidade de Kunduz, que nos tempos de paz tinha uma população de mais de 300 mil habitantes, e agora realiza ataques contra a cidade de Ghazni, centro administrativo da província homónima, situada no sudoeste da capital do país, Cabul. (SPUTNIKNEWS)