Partido de Suu Kyi conquista maioria absoluta no parlamento em Mianmar

(AFP)
(AFP)

O partido da opositora Aung San Suu Kyi obteve nesta quinta-feira a maioria absoluta no novo parlamento, o que permitirá que forme o próximo governo e inicie uma mudança política histórica em Mianmar.

Segundo os últimos resultados comunicados pela comissão eleitoral, a Liga Nacional para a Democracia (LND) obteve 348 cadeiras e, por isso, será maioria, apesar da presença de um quarto de deputados militares não eleitos.

A vitória do partido de Aung San Suu Kyi deixa poucos lugares para os demais partidos, em particular o partido no poder, herdeiro da junta militar que governou o país nas últimas décadas.

Na véspera, os militares asseguraram uma transição pacífica no país.

O poderoso comandante do exército, Min Aung Hlaing, prometeu em uma mensagem no Facebook “cooperação com o novo governo durante o período pós-eleitoral” e felicitou o partido de Suu Kyi, algo parecido com o que já havia feito o presidente Thein Sein.

Mianmar está há mais de meio século sob o comando dos militares, primeiro sob a direcção de uma junta e, desde 2011, com um governo em parte civil, mas dirigido por aliados dos generais. (afp.com)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »