Bié: Construídas mais de 200 novas salas de aulas no Cuemba

Laurinda Capocolola, Administrador municipal do Cuemba (Foto: Bartolomeu do Nascimento)
Laurinda Capocolola, Administrador municipal do Cuemba (Foto: Bartolomeu do Nascimento)

Duzentas e setenta e duas novas salas de aulas foram construídas ao longo dos 13 anos de Paz e estão a albergar mais de 24 mil alunos do ensino primário ao II ciclo do ensino secundário, no município do Cuemba, a 164 quilómetros a leste da cidade do Cuito, província do Bié.

A informação foi prestada hoje, quarta-feira, à Angop, pela administradora municipal do Cuemba, Laurinda Kapocolola, sublinhando que as novas salas de aulas têm contribuido para a redução significativa de alunos fora do sistema de ensino.

As infra-estruturas, segundo a responsável, foram erguidas na sede do município, nas comunas de Sachinemuna, Munhango e Luando, bem como em embalas e aldeias com maior concentração populacional, no intuito de reduzir as distâncias dos alunos na busca do saber.

Sem revelar o número de alunos que se encontram fora do sistema de ensino, Laurinda Kapocolola adiantou que o Governo da província do Bié, através da administração municipal, vai continuar com o programa de construção de mais escolas, para permitir que no próximo ano lectivos mais crianças possam estudar em condições dignas.

O município do Cuemba tem uma população estimada em 50.827 habitantes distribuídos nas comunas de Luando, Sachinemuna e Munhango. No presente ano lectivo, o sector da educação matriculou mais 25 mil alunos nos diversos subsistemas de ensino. As aulas são asseguradas por 890 professores. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »