Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Jornalistas turcos formalmente acusados de tentativa de golpe de Estado (vídeo)

(Euronews)
(Euronews)

Os dois jornalistas e diretores da revista Nokta, detidos na segunda-feira em Istambul, foram formalmente acusados de tentativa de golpe de Estado. No centro da polémica está o mais recente número da publicação cuja capa classifica a vitória por maioria absoluta do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP) como “o princípio da guerra civil”.

Na semana passada, a polícia tinha encerrado dois canais de televisão do grupo Koza-Ipek, ligados à oposição. Desde então, e segundo os meios de comunicação locais, 58 jornalistas do grupo foram demitidos.

Também esta terça-feira a polícia turca deteve dezenas de pessoas, incluindo oficiais de polícia e governadores, alegadamente ligadas a Fethullah Gulen, o clérigo muçulmano rival de Erdogan, exilado desde domingo.

À margem de todas estas movimentações o AKP continua a fazer a festa. O primeiro-ministro e líder do partido no poder, Ahmet Davutoglu, foi recebido por milhares de apoiantes no aeroporto em Istambul, no regresso de Ancara:

“O nosso povo disse “governem o país sozinhos”. Se a Nação decide que devemos servir o povo, devemos ficar parados? Vamos começar a trabalhar a partir de hoje”, afirmou o chefe do executivo turco.

Segundo fontes oficiais, o novo gabinete, que será, provavelmente, anunciado no fim da próxima semana, inclui assessores de topo de Erdogan, o primeiro-ministro Davutoglu deverá manter o controlo sobre a pasta da economia. (euronews.com)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »