Sábado, Junho 10, 2023
18.4 C
Lisboa
More

    África do Sul: Propinas das universidades não irão subir, anuncia o Presidente Zuma

    Estudantes manifestando contra a subida de propinas (AP)
    Estudantes manifestando contra a subida de propinas (AP)

    As propinas nas universidades não terão nenhum aumento em todo o país, disse hoje o Presidente da África Sul, Jacob Juma, reagindo a uma semana de protestos de estudantes.

    Falando a partir do Union Buildings, a sede do governo, em Pretória, Zuma disse que “no assunto em questão, acordamos que haverá zero por cento de aumento das propinas nas universidades em 2016.”

    Zuma pronunciou-se depois de um encontro com vice-reitores, presidentes de conselhos universitários e representantes de estudantes, que forçaram a paralisação de aulas no país reclamando o aumento de 10 por cento nas propinas.

    “Há uma série de questões levantadas que precisam de ser seguidas, como a educação gratuita, autonomia institucional, racismo e acomodação,” disse Zuma.

    Zuma disse que o governo tem consciência das dificuldades enfrentadas pelas famílias pobres e apela a todos a trabalharem em soluções de longo termo para garantir o acesso de todos à educação.

    No encontro foi acordado que o governo deverá liderar um processo de análise de todo o sector de ensino superior.

    As universidades prometeram estender o período de exames para permitir que os estudantes recuperem o tempo perdido durante as manifestações.

    A anunciada subida de propinas resultou em manifestações violentas em quase todo o país. Pelo menos 14 universidades foram atingidas.

    As aulas foram interrompidas nessas instituições desde que as manifestações iniciaram, no dia 13 deste mês, na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, a capital económica. (voa.com)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Quatro crianças colombianas que sobreviveram a acidente de avião são resgatadas

    Quatro crianças indígenas foram resgatadas com vida nesta sexta-feira nas selvas do sudeste da Colômbia, 39 dias depois que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema