Sexta-feira, Junho 9, 2023
18.3 C
Lisboa
More

    Quem resolverá crise de Porto Rico?

    (AP Photo/ Ricardo Arduengo, File)
    (AP Photo/ Ricardo Arduengo, File)

    A administração de Barack Obama apelou ao Congresso norte-americano a prestar apoio a Porto Rico para resolver a crise de dívida, já que a ilha esgotará os seus recursos financeiros até o fim de 2015, diz-se no comunicado divulgado no site da Casa Branca.

    A administração Obama disse que é necessário prestar uma protecção mais ampla contra falência que é acessível somente para Porto Rico, mas não Estados norte-americanos que sofrem de problemas fiscais para ajudar à ilha prevenir uma crise económica e reestruturar a sua dívida de 73 bilhões de dólares.

    “Porto Rico não pode resolver a crise por si próprio… A administração assumiu a responsabilidade de continuar a trabalhar com Porto Rico, mas o Congresso deve actuar para resolver a crise”, diz-se no comunicado.

    O comunicado diz que as autoridades da ilha têm de introduzir “reformas duras, governação fiscal mais forte e mecanismos de controle orçamental seguros” para fortalecer a economia.

    A administração propôs o programa de 4 etapas apelando ao Congresso para aprovar uma reestruturação da dívida porto-riquenha e oferecer um plano de recuperação económica.

    Porto Rico está no meio de dificuldades financeiras depois de calote de dívida de Agosto.  Segundo especialistas, a razão principal desta situação financeira muita grave na ilha é o excesso do “governo grátis” que significa que autoridades da ilha gastaram muito e isso levou a um deficit público muito grande. Também a falta de responsabilidade fiscal agravou a crise.

    As semelhanças entre crises de dívida da Grécia e de Porto Rico geraram um motivo para brincadeiras. Segundo a Bloomberg, em Julho do ano em curso o ministro de Finanças alemão Wolfgang Schaeuble disse ao seu colega norte-americano Jack Lew que a Europa podia aceitar Porto Rico à zona euro se os Estados Unidos concordassem aceitar a Grécia à união de dólar. (sputniknews.com)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    AN com foco na agenda da paz e da estabilidade

    A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, afirmou, esta quinta-feira, em Bruxelas (Bélgica), que o parlamento angolano está a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema