
A identificação de necessidades e meios para acções de formação, ligação entre os Centros de Formação Profissional e entidades empregadoras, constituem prioridades da Comissão Municipal de Saurimo de Coordenação e Concertação de Formação Profissional.
Segundo o coordenador adjunto daquela comissão, André Issuzo, é igualmente prioridade do seu pelouro o levantamento do plano de necessidades de formação e de mão-de-obra para o município.
“ Anteriormente fazíamos a formação profissional de forma isolada, o que resultava muitas vezes na ausência da absorção pelas entidades empregadoras, agora, com a criação da comissão e com a envolvência das administrações municipais, acreditamos que vai ser uma alavanca para que as acções futuras de formação profissional tenham mais impacto”, disse.
Entretanto, André Issuzo apelou a juventude a apostar na formação profissional, com vista a diversificar o seu conhecimento e contribuir na promoção do auto-emprego e empreendedorismo.
A criação da Comissão Municipal de Saurimo de Coordenação e Concertação de Formação Profissional tem como objectivo dinamizar e promover a formação profissional nos municípios, com vista a diversificação do conhecimento com base nas necessidade do mercado de trabalho.
A referida comissão já foi criada no município de Dala, 160 quilómetros a sul da cidade capital da província da Lunda Sul (Saurimo). (portalangop.co.ao)