Quarta-feira, Maio 31, 2023
22.6 C
Lisboa
More

    Falecido ontem na África do Sul Mvuzo Mbebe será sepultado na próxima terça-feira

     Mvuzo Mbebe, durante a Conferência de Imprensa da CAF no Sandton Sun Hotel, em Joanesburgo, em Fevereiro de 2013. (Foto: ©Samuel Shivambu/Backpagepix)
    Mvuzo Mbebe, durante a Conferência de Imprensa da CAF no Sandton Sun Hotel, em Joanesburgo, em Fevereiro de 2013, ano em que se manifesta a doença incurável.
    (Foto: ©Samuel Shivambu/Backpagepix)

    Ex-executivo da SABC, responsável em 2013 no Campeonato Africano das Nações (CAN) e CEO do  Comité Organizador Local do Campeonato Africano das Nações (CHAN), Mvuzo Mbebe (52 anos) faleceu ontem, na África do Sul. A morte clínica ocorreu às 22h30 de segunda-feira, 19 de Outubro, 2015, no Hospital Privado ARWYP em Kempton Park, depois de perder a batalha contra o cancro do cólon.

    Mbebe que foi também secretário geral do Conselho da  Zona 5 da União Africana, debatia-se desde 2013, com um câncer do cólon, tendo sido submetido a tratamento contínuo desde então.

    O súbito agravamento do seu estado de saúde obrigou o internamento  na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital ARWYP (UTI) na quinta-feira 8 outubro, 2015.

    Mvuzo MBebe deixa  esposa Nomalungelo (Noma) e dois filhos –  Avuziwe NTSIKA com 18 e 11 anos, respectivamente. Deixa igualmente a sua mãe, Thenjiwe Ngqula, irmão e irmã Andile Mona Lisa.

    MVuzo MBebe, de fato bege e colete azul, ao lado do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, durante a última visita em Luanda, Agosto de 2015, para informações sobre os trabalhos da Vila Olímpica de Benguela. (Foto: Portal de Angola)
    MVuzo MBebe, de fato bege e colete azul, com sinais visíveis de debilidade, ao lado do ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba (Galeria dos Desportos), durante a última visita a Luanda, Agosto de 2015, para informações sobre os trabalhos da Vila Olímpica de Benguela.
    (Foto: Portal de Angola)

    O Presidente da SAFA, Danny Jordaan disse que o país  perdeu um dos maiores administradores de Desportos dos tempos modernos.

    “A contribuição de Mvuzo ao Desporto neste país está bem documentada. Ele lutou contra a segregação racial e até à sua morte; esforçou-se pela excelência desportiva. Que a sua alma descanse em paz! “, disse o presidente da SAFA.

    O dirigente desportivo sul africano será sepultado em sua casa em UMzimkhulu, KwaZulu-Natal, na próxima terça feira.

    Um serviço memorial em sua homenagem será realizada na quinta-feira 22 de outubro, 2015 às 13h00 no Nossa Senhora de Loreto Igreja Católica, 3 Kweper Street, Kempton Park.

    O funeral terá lugar em sua casa em Lourdes Missão, Mzimkhulu, Eastern Cape, das 9h00 no dia 27 Outubro de 2015.

    PERFIL

    Farmacêutico treinado, Mvuzo dedicou a maior parte da sua carreira à gestão desportiva, ocupando diversas posições séniores, incluindo os cargos de:

    • Secretário-Geral / Tesoureiro do Conselho Superior dos Desportos em África, Zona VI
    • CEO – Orange CAN 2013 e CHAN 2014 Comité Organizador Local
    • CEO – National Sports Conseil
    • Membro – 1999 All Africa Games (Comité Organizador local )
    • Secretário-Geral – Atletismo África do Sul

    Mvuzo também ocupou o cargo de Executivo do Grupo de Empresas de conteúdos na SABC.

    Mvuzo tocou a vida de tantas pessoas durante o seu tempo entre nós. Será lembrado pela  excelência do seu trabalho e também pelo infindável amor ao próximo,pela sua extraordinária vontade

    de ajudar, quem a ele solicitasse.

    A família agradece a todos aqueles que tomaram tempo para visitá-lo no hospital, bem como aqueles que ele se lembravam dele  através das orações. (SAFA Mídia)

    MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS CONSTERNADO COM A MORTE DE MVUZO MARTIN MBEBE

    MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS

    MVuzo MBebe, o segundo a contar da esquerda, no último encontro com a delegação angolana e membros da Zona 5, em Brazzaville (4-9-2015), antes do seu passamento físico. (Foto: Portal de Angola)
    MVuzo MBebe, o segundo a contar da esquerda, no último encontro com a delegação angolana e membros da Zona 5, em Brazzaville (4-9-2015), um mês antes do seu passamento físico.
    (Foto: Portal de Angola)

    Foi sob o manto da surpresa e dor, que tomei conhecimento do desaparecimento físico, no Hospital Privado ARWYP, em Kempton Park, África do Sul, do Dr. MVUZO MARTIN MBEBE, Secretário-geral da Região 5, vítima de prolongada doença.

    Este infausto acontecimento ocorre no momento em que juntos estabelecemos as bases, para a realização em Angola dos Jogos Africanos da Região 5, em Dezembro de 2016.

    MVUZO MARTIN MBEBE, apesar de fortemente debilitado pela doença, nunca demonstrou  fraqueza, durante a vigência do seu mandato na Região, onde inclusive, encorajou Angola a prosseguir com a realização dos Jogos, apesar da crise que afecta a sua economia.

    O Secretário-geral e membro executivo da SABC (empresa de conteúdos áudiovisuais); no (Comité Sul Africano do Desporto) era uma presença frequente em Angola, onde deixou também o seu legado, como homem de princípios e figura notável do Desporto em África.

    A sua morte deixa um enorme vazio difícil de preencher, pela dinâmica e rigor que emprestou  ao seu trabalho, enquanto dirigente e proeminente figura do Desporto no continente.

    Nesta hora de dor e luto em meu nome próprio dos desportistas e do Ministério da Juventude e Desportos curvo-me perante sua memória, endereçando à família enlutada os mais sentidos pêsames.

    Paz à sua Alma!

    GABINETE DO MINISTRO DA JUVENTUDE E DESPORTOS, em Luanda, aos 20 de Outubro de 2015.

    NA AUSÊNCIA DO MINISTRO,

    ALBINO DA CONCEIÇÃO JOSÉ

    (SECRETÁRIO DE ESTADO)

     

     

     

     

     

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    África do Sul: Pretória revê lei sobre mandados de captura internacional

    Governo sul-africano apresentará, em junho, diploma que permite exceções à obrigatoriedade de cumprir um mandado de captura emitido pelo...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema