
(Foto: ©Samuel Shivambu/Backpagepix)
Ex-executivo da SABC, responsável em 2013 no Campeonato Africano das Nações (CAN) e CEO do Comité Organizador Local do Campeonato Africano das Nações (CHAN), Mvuzo Mbebe (52 anos) faleceu ontem, na África do Sul. A morte clínica ocorreu às 22h30 de segunda-feira, 19 de Outubro, 2015, no Hospital Privado ARWYP em Kempton Park, depois de perder a batalha contra o cancro do cólon.
Mbebe que foi também secretário geral do Conselho da Zona 5 da União Africana, debatia-se desde 2013, com um câncer do cólon, tendo sido submetido a tratamento contínuo desde então.
O súbito agravamento do seu estado de saúde obrigou o internamento na Unidade de Cuidados Intensivos do hospital ARWYP (UTI) na quinta-feira 8 outubro, 2015.
Mvuzo MBebe deixa esposa Nomalungelo (Noma) e dois filhos – Avuziwe NTSIKA com 18 e 11 anos, respectivamente. Deixa igualmente a sua mãe, Thenjiwe Ngqula, irmão e irmã Andile Mona Lisa.

(Foto: Portal de Angola)
O Presidente da SAFA, Danny Jordaan disse que o país perdeu um dos maiores administradores de Desportos dos tempos modernos.
“A contribuição de Mvuzo ao Desporto neste país está bem documentada. Ele lutou contra a segregação racial e até à sua morte; esforçou-se pela excelência desportiva. Que a sua alma descanse em paz! “, disse o presidente da SAFA.
O dirigente desportivo sul africano será sepultado em sua casa em UMzimkhulu, KwaZulu-Natal, na próxima terça feira.
Um serviço memorial em sua homenagem será realizada na quinta-feira 22 de outubro, 2015 às 13h00 no Nossa Senhora de Loreto Igreja Católica, 3 Kweper Street, Kempton Park.
O funeral terá lugar em sua casa em Lourdes Missão, Mzimkhulu, Eastern Cape, das 9h00 no dia 27 Outubro de 2015.
PERFIL
Farmacêutico treinado, Mvuzo dedicou a maior parte da sua carreira à gestão desportiva, ocupando diversas posições séniores, incluindo os cargos de:
• Secretário-Geral / Tesoureiro do Conselho Superior dos Desportos em África, Zona VI
• CEO – Orange CAN 2013 e CHAN 2014 Comité Organizador Local
• CEO – National Sports Conseil
• Membro – 1999 All Africa Games (Comité Organizador local )
• Secretário-Geral – Atletismo África do Sul
Mvuzo também ocupou o cargo de Executivo do Grupo de Empresas de conteúdos na SABC.
Mvuzo tocou a vida de tantas pessoas durante o seu tempo entre nós. Será lembrado pela excelência do seu trabalho e também pelo infindável amor ao próximo,pela sua extraordinária vontade
de ajudar, quem a ele solicitasse.
A família agradece a todos aqueles que tomaram tempo para visitá-lo no hospital, bem como aqueles que ele se lembravam dele através das orações. (SAFA Mídia)
MINISTÉRIO DA JUVENTUDE E DESPORTOS CONSTERNADO COM A MORTE DE MVUZO MARTIN MBEBE
MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS

(Foto: Portal de Angola)
Foi sob o manto da surpresa e dor, que tomei conhecimento do desaparecimento físico, no Hospital Privado ARWYP, em Kempton Park, África do Sul, do Dr. MVUZO MARTIN MBEBE, Secretário-geral da Região 5, vítima de prolongada doença.
Este infausto acontecimento ocorre no momento em que juntos estabelecemos as bases, para a realização em Angola dos Jogos Africanos da Região 5, em Dezembro de 2016.
MVUZO MARTIN MBEBE, apesar de fortemente debilitado pela doença, nunca demonstrou fraqueza, durante a vigência do seu mandato na Região, onde inclusive, encorajou Angola a prosseguir com a realização dos Jogos, apesar da crise que afecta a sua economia.
O Secretário-geral e membro executivo da SABC (empresa de conteúdos áudiovisuais); no (Comité Sul Africano do Desporto) era uma presença frequente em Angola, onde deixou também o seu legado, como homem de princípios e figura notável do Desporto em África.
A sua morte deixa um enorme vazio difícil de preencher, pela dinâmica e rigor que emprestou ao seu trabalho, enquanto dirigente e proeminente figura do Desporto no continente.
Nesta hora de dor e luto em meu nome próprio dos desportistas e do Ministério da Juventude e Desportos curvo-me perante sua memória, endereçando à família enlutada os mais sentidos pêsames.
Paz à sua Alma!
GABINETE DO MINISTRO DA JUVENTUDE E DESPORTOS, em Luanda, aos 20 de Outubro de 2015.
NA AUSÊNCIA DO MINISTRO,
ALBINO DA CONCEIÇÃO JOSÉ
(SECRETÁRIO DE ESTADO)