
(WOMEX)
Comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, são assinaladas, este domingo, 18 de outubro, em Cabo Verde, com debates, concertos de música e conferências, em Cabo Verde.
Na realidade as festividades deste Dia Nacional da Cultural e das Comunidades, começaram desde sexta-feira, com várias actividades culturais, musicais e pinturas, destacando a primeira conferência Nacional «Diálogos pela Cultura».
Com estes Diálogos pela Cultura, pretendeu-se discutir a fundo a cultura cabo-verdiana, numa iniciativa do ministério da Cultura, na capital, Praia, mas também,noutros pontos do Arquipélago, designadamente, na Cidade do Mindelo.
Personalidades do mundo da cultura, da música, literatura e artes plásticas, desdobraram-se em debates, conferências, concertos e exposições, em torno das das artes, da cultura, religião liberdade, economia, cultura do outro e a identidade caboverdiana.
O minisro da cultura, Mário Lúcio, artista multifacetado enquanto músico, escritor, poeta e dramaturgo, foi uma das personalidades centrais deste Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, pensa que a cultura tem de estar no centro do desenvolvimento do país:
“Eu acho que uma ds coisas que conseguimos foi colocar a cultura no centro do desenvolvimento do país. Isto é uma realidade e muitas vezes quando falamos da cultura, há uma confusão com a gestão cultural; dizem, ‘sim, mas você não tem orçamento”.
“Mas isso é o mínimo: a cultura é feita pelo povo, pela sociedade civil e vejamos a dinâmica que existe, sublinhou Mário Lúcio, ministro da cultura de Cabo Verde.
A conferência central deste Dia da Cultura Nacional, teve segundo o nosso correspondente, em Cabo Verde, Odair Santos, o propósito de criar espaços de contatos, com a sua dupla direção: dialogar através da Cultura – tornar a Cultura um espaço e um mediador para as mais diversas visões, opiniões, colaborações e convivências. (rfi.fr)