Sexta-feira, Junho 9, 2023
18.3 C
Lisboa
More

    Copa de 2006 pode ter sido comprada, afirma revista alemã

    Beckenbauer sabia da transição, afirma a revista (DW)
    Beckenbauer sabia da transição, afirma a revista (DW)

    Comité organizador alemão teria criado caixa 2 com 10,3 milhões de francos suíços, depositados pelo então chefe da Adidas e usados para garantir a escolha da Alemanha como sede, afirma a “Der Spiegel”. DFB nega acusação.

    O futebol alemão pode estar diante de um dos maiores escândalos da sua história. Segundo informações da revista Der Spiegel, a Copa do Mundo de 2006 pode ter sido comprada.

    A revista informa que o então presidente da Adidas, Robert Louis-Dreyfus, bancou um caixa 2 de 10,3 milhões de francos suíços, o equivalente a 13 milhões de marcos alemães na época, para o comité responsável pela candidatura alemã.

    O presidente do comité, Franz Beckenbauer, o actual presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Wolfgang Niersbach, e outros funcionários do alto escalão do futebol alemão sabiam da transacção, afirma a revista.

    Aparentemente o dinheiro foi usado para comprar os votos dos quatro representantes asiáticos no comité executivo da FIFA, composto por 24 pessoas. Os quatro asiáticos de fato votaram para a Alemanha como sede da Copa, na eleição de Julho de 2000. Além disso, o neozelandês Charles Dempsey se absteve no último turno da votação, o que deu a vitória para a Alemanha, por 12 votos contra 11.

    O dinheiro para o caixa 2 foi emprestado ao comité por Louis-Dreyfus, como pessoa física, de forma sigilosa, em 6 de Julho de 2000. Esse dinheiro não apareceu na contabilidade do comité que cuidava da candidatura nem, mais tarde, na do comité organizador.

    Porém, cerca de um ano e meio antes da Copa de 2006, Louis-Dreyfus pediu o dinheiro de volta, então o equivalente a 6,7 milhões de euros. Por isso o comité organizador, que tinha Beckenbauer como presidente e Niersbach como vice, teve de pensar numa maneira de devolver o empréstimo.

    Para devolver o dinheiro, eles teriam usado a FIFA. A Alemanha bancou uma contribuição de 6,7 milhões de euros para uma cerimónia de gala na abertura da Copa, em Berlim. A cerimónia foi mais tarde cancelada. O dinheiro foi transferido para uma conta da FIFA em Genebra e, de lá, para uma conta de Louis-Dreyfus em Zurique, afirma a Der Spiegel.

    DFB nega acusação

    Em nota, a DFB reconheceu a existência do pagamento de 6,7 milhões de euros para a FIFA em Abril de 2005 e que o dinheiro possivelmente não teve o fim a que se destinava. A federação alemã negou, porém, que o dinheiro tivesse alguma relação com a escolha da sede da Copa de 2006, cinco anos antes.

    Segundo a DFB, o dinheiro era destinado ao programa cultural da FIFA, que previa a realização de quase 50 projectos relacionados à Copa do Mundo. Não está claro, porém, onde esses recursos foram parar, acrescentou a federação.

    A DFB afirmou ainda que está investigando o caso e que avalia exigir de volta o dinheiro pago à FIFA.

    A Federação Alemã de Futebol afirmou ainda que, no contexto das acusações de corrupção relacionadas à FIFA, decidiu iniciar uma investigação interna sobre a escolha da sede da Copa de 2006. Segundo a DFB, não foram encontradas irregularidades nem indícios de que votos teriam sido comprados.

    A DFB negou que o pagamento à FIFA esteja relacionado com a escolha da sede da Copa do Mundo de 2006. (dw.de)

    AS/sid/dpa/ots

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    AN com foco na agenda da paz e da estabilidade

    A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, afirmou, esta quinta-feira, em Bruxelas (Bélgica), que o parlamento angolano está a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema