Quarta-feira, Maio 31, 2023
22.6 C
Lisboa
More

    Sudão bloqueia cargas de alimentos para missão de paz em Darfur

    (Foto de Ashraf Shazly/AFP/Arquivos)
    (Foto de Ashraf Shazly/AFP/Arquivos)

    O Sudão está bloquear a entrega de rações e outros produtos necessários para as tropas que actuam na missão conjunta de paz das Nações Unidas e da União Africana em Darfur, denunciou um porta-voz da ONU nesta quarta-feira.

    Cerca de 190 contentores, a maioria com alimentos, foram retidos em Porto Sudão durante semanas, disse o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.

    “É importante reforçar que os níveis actuais de rações de alimentos são de grande preocupação para nós”, disse Dujarric, afirmando, ainda: “rogamos ao governo do Sudão para libertar os contentores imediatamente”.

    O embaixador britânico Matthew Rycroft disse a jornalistas que Cartum está violar os termos do acordo das Nações Unidas sobre a missão de Darfur (UNAMID).

    “Eles estão a reter  as rações vitais e outras provisões em Porto Sudão destinadas às tropas da UNAMID”, disse Rycroft, ressaltando que isto “está acontecendo durante semanas e semanas e precisa parar”.

    A menos que o governo de Cartum suspenda seu bloqueio, a ONU terá que tomar medidas adicionais para entregar as provisões, o que representaria custos adicionais de milhões de dólares.

    O custo mensal deste abastecimento aumentará de 3 a 13 milhões de dólares para poder assegurar que a missão de manutenção de paz receba seus elementos primordiais, acrescentou o embaixador britânico.

    Mais de 17.000 soldados e policias foram mobilizados em Darfur como parte da UNAMID, criada em 2007.

    A violência tomou conta de Darfur desde que os insurgentes se levantaram contra o governo de Cartum há 12 anos, em um conflito que deixou mais de 300.000 mortos e 2,5 miliões de deslocados. (afp.com)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    África do Sul: Pretória revê lei sobre mandados de captura internacional

    Governo sul-africano apresentará, em junho, diploma que permite exceções à obrigatoriedade de cumprir um mandado de captura emitido pelo...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema