
Um workshop internacional sobre a dança Kizomba, sob o lema “raízes e história da kizomba”, terá lugar domingo, 18, na sede da Associação Chá de Caxinde, em Luanda.
Segundo a mentora do projecto, Bernadeth Mabungo, que falava nesta terça-feira à Angop, o evento visa repassar ao público, principalmente a juventude, a essência (origem) da dança tipicamente angolana.
“O importante não é só saber dançar, é também necessário que se saiba mais sobre a origem, influências e os caminhos para perpetuar a kizomba. É uma dança de Angola e nós como angolanos temos o dever e a obrigação de defender o que é nosso, evitando com os estrangeiros se apoderem de uma marca de referência da cultura angolana”, frisou a também dançarina.
A professora de dança informou que o workshop vai também incluir uma sessão de dança, juntando jovens e mais velhos, os últimos com a missão de transmitirem a juventude como era e como deve ser dançado o kizomba e o semba.
Bernadeth Mabungo manifestou à sua satisfação pelo facto de a dança kizomba estar a ser já uma referência a nível internacional, apelando, no entanto, para a necessidade de os professores ensinarem a essência e não os passos mecanizados como se vê em muitas localidades.
Bernadeth Mabungo é bailarina e professora de dança. Tem no seu currículo os títulos de vencedora do concurso nacional de kizomba e do concurso internacional de kizomba 2009, realizado em Portugal.
Mentora do projecto Kizomba na Rua tem desfilado o seu perfume em palcos norte-americanos, ensinando a dança kizomba. (portalangop.co.ao)