À
DIRECÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA DE CUBA
HAVANA – REPÚBLICA DE CUBA
Com muita consternação, o Bureau Político do Comité Central do MPLA tomou conhecimento do falecimento do Camarada JORGE RISQUET VALDÉS-SALDAÑA, membro do Bureau Político do Comité Central do Partido Comunista de Cuba, ocorrido no dia 28 de Setembro de 2015, em Havana, por doença.
Figura relevante da luta do povo cubano, o Camarada JORGE RISQUET deu o seu inestimável contributo à causa da Independência Nacional de Angola, onde, de Dezembro de 1975 a Maio de 1979, foi o representante máximo do Partido Comunista de Cuba e chefe de Missão Internacionalista do seu país, período em que trabalhou muito estreitamente com o saudoso Camarada Presidente Agostinho Neto, Fundador da Nação Angolana.
O MPLA considera que, com o seu desaparecimento físico, aos 85 anos de idade, a República de Cuba perde um dos seus melhores filhos, cujo exemplo de patriota íntegro e de internacionalista, nomeadamente em países africanos, desde 1965, ficará guardado na memória de todos os que o conheceram e que com ele privaram.
Neste momento de dor e de tristeza, o Bureau Político do Comité Central do MPLA inclina-se perante a memória do Camarada JORGE RISQUET e, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, endereça, ao Partido Comunista de Cuba e, através dele, ao Governo cubano e à família enlutada, as suas mais sentidas condolências.
PAZ, TRABALHO E LIBERDADE
A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA.
Luanda, 01 de Outubro de 2015.
O BUREAU POLÍTICO DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA.
Camaradas, foi com profunda dor de pesar que perdemos o nosso Amigo, Jorge Risquet,um homem de bem, revolucionário e que sempre esteve ao lado do povo Angolano, do Presidente AGOSTINHO NETO, do Presidente JOSE EDUARDO DOS SANTOS e do Comandante FIDEL DE CASTRO. ANGOLA perde um grande Homem e Amigo, o povo cubano perde um dos seus melhores filhos, o mundo Internacional, perde um politico com muita capacidade. Vamos honrar a memoria de Jorge Risquet, trabalhando cada vez mais, traçando linhas de forcas para defender mais Angola, resolvendo os problemas da nossa Nação, unidos todos como um só homem juntos com o nosso querido Presidente: Eng.º José Eduardo dos Santos, para que os homens de amanha, se sintam orgulhosos do pais que temos e dos seus nossos Dirigentes.
Gloria eterna a memoria de Jorge Risquet.
A Luta Continua.
A Vitoria e Certa.
Pátria ou Morte, Venceremos
FILIPE JOAQUIM SANTIAGO JUNIOR
Telf: 244 923 85 89 76
Luanda ANGOLA