Luta contra Boko Haram, tema central de visita de presidente nigeriano à França

(AFP)
(AFP)

França e Nigéria insistiram na necessidade de combater os islamitas do Boko Haram assim como o grupo Estado Islâmico (EI), afirmou nesta segunda-feira em Paris, em seu primeiro-dia de visita oficial à França, o presidente nigeriano Muhamadu Buhari.

“O Boko Haram, como sabemos, está vinculado ao Daesh (acrónimo árabe do EI) do qual recebem ajuda e apoio”, declarou o presidente francês, François Hollande, após entrevista com seu par nigeriano.

A ameaça é regional, destacou Buhari. “O campo de batalha do Boko Haram é a Nigéria, mas o grupo estendeu suas operações ao jurar fidelidade ao EI”, afirmou o presidente nigeriano, que ultimamente tem se aproximado dos países vizinhos francófonos devido ao conflito.

Desde sua eleição, no final de Maio passado, Buhari tomou como prioridade a luta contra esta organização islamita, a qual é responsabilizada pela morte de mais de 15.000 pessoas em seis anos, sobretudo no nordeste da Nigéria.

Em sua visita a Paris, o presidente da primeira potência económica africana, principal sócio comercial da França na África subsaariana, também trata com seu par francês sobre assuntos económicos bilaterais. (AFP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »