Cooperação técnico-militar entre Brasil e Rússia continua com compra de Pantsir S1 em 2016

(AP Photo/ Alexander Zemlianichenko)
(AP Photo/ Alexander Zemlianichenko)

O Brasil comprará sistemas de mísseis russos Pantsir S1 em 2016, declarou um alto funcionário do Serviço Federal Russo para Cooperação Técnico-Militar nesta terça-feira (8).

Os dois países começaram as negociações sobre o fornecimento dos Pantsir em 2012, mas as negociações foram adiadas devido às restrições do orçamento brasileiro.

“A Rússia foi informada que a atribuição de meios do orçamento brasileiro para comprar os Pantsir está planejada para 2016”, declarou o alto funcionário à agência noticiosa russa RIA Novosti.

O Pantsir S1 (SA-22 Greyhound, segundo a OTAN) é um sistema russo de mísseis terra-ar de curto e médio alcance e também um sistema de artilharia antiaeronaves. Entrou ao serviço em 2012 e substituirá gradualmente o sistema automotor Tunguska.

Nos próximos dias 14 e 15 de setembro será realizada em Moscou a IX Reunião da Comissão Intergovernamental de Cooperação (CIC) Brasil-Rússia, na qual no âmbito da cooperação militar entre os dois países serão discutidos, entre outros temas, a criação de um centro de manutenção para helicópteros Mi-35 (vendidos pela Rússia ao Brasil).

Além disso será apresentado ao lado brasileiro o sistema automatizado russo “Cidade Segura”, desenvolvido para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, realizados em fevereiro de 2014. (sputniknews.com)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »