
O vulcão Ubinas, o mais activo do Peru, registou a explosão mais forte de todo o ano, com uma coluna eruptiva de quatro quilómetros de altura e cinzas que afectaram as redondezas – informaram as autoridades nesta segunda-feira.
“Esta é a explosão mais forte no decorrer do ano e a de maior altitude”, disse à AFP o engenheiro Victor Aguilar, do Instituto Geológico Mineiro e Metalúrgico (Ingemmet).
O vulcão Ubinas está situado na região de Moquegua, 1.250 km ao sul de Lima e com 5.672 metros de altitude.
Aguilar disse que as cidades para onde “as cinzas estão a mover-se serão afectadas caso não sejam tomadas as devidas precauções”.
Segundo relatório do Observatório do Ingemmet, a explosão ocorreu às 13h46 (hora local) e o Ubinas gerou uma coluna de erupção de 4.000 metros acima da cratera, com cinzas que começaram a se dispersas em seis localidades próximas.
Antes deste incidente foram registados alguns tremores associados ao aumento de fluidos de magma, informou o relatório do Ingemmet.
O Observatório pediu que especialistas faça o monitoramento da qualidade do ar e das águas, tanto na região de Moquegua como no povoado de Arequipa.
A Defesa Civil recomendou o uso de máscaras e lentes de protecção espaciais caso haja a queda de cinzas de origem vulcânica. (afp.com)