Terça-feira, Junho 6, 2023
25.8 C
Lisboa
More

    Primeiras eleições em Angola realizaram-se há 23 anos

    Bandeira-monumento no Museu Nacional de História Militar (Foto: Portal de Angola/Jorge Monteiro)
    Bandeira-monumento no Museu Nacional de História Militar (Foto: Portal de Angola/Jorge Monteiro)

    Assinala-se hoje, 29 de Setembro, o vigésimo terceiro aniversário da realização, em Angola, das primeiras eleições gerais (presidenciais e legislativas).

    Para o processo eleitoral de 1992, concorreram, para as legislativas, 18 formações políticas, registados 4.828.626 eleitores, dos quais compareceram às urnas 4,1 milhões para as legislativas e 4,3 milhões para as presidenciais.

    Mais de 400 observadores internacionais acompanharam o processo.

    A 17 de Outubro de 1992, O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) divulgou os resultados e anunciou uma vitória do MPLA com 2.124.126 votos, correspondendo a 53.74 por cento, seguido da Unita com 1.347.636 votos, correspondendo a 34.10 porcento dos votos, e uma segunda volta das presidenciais.

    Dos concorrentes, 12 conseguiram eleger deputados para a Assembleia Nacional (Parlamento). Dos 220 assentos, o MPLA obteve 129 lugares e a Unita 70.

    Os resultados, aceites no início pela UNITA, foram depois rejeitados por alegada “fraude eleitoral”, e o país mergulhou numa nova guerra, que só terminou em 2002, com a assinatura do Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka, entre o Governo e a Unita, que marcou o fim de um longo período de guerra.

    Em 2008, foram realizadas novas novas eleições e o MPLA venceu com 82% dos votos, a UNITA obteve cerca de 10% e a FNLA uma expressão insignificante, ao lado de dois outros pequenos partidos.

    Com esta maioria qualificada, o MPLA fez adoptar, em 2010, uma nova Constituição que, entre outros, já não prevê eleições presidenciais, estipulando que o cabeça de lista do partido mais votado é automaticamente o Presidente da República.

    É com base nesta nova Constituição que se realizaram as eleições gerais de 2012, onde cerca de 10 milhões de eleitores se registaram e a CNE admitiu um total de nove partidos, de entre as largas dezenas que haviam requerido o registo.

    O MPLA manteve maioria qualificada, e José Eduardo dos Santos, que foi o seu cabeça de lista, ficou confirmado Chefe de Estado. O número dois da lista, Manuel Domingos Vicente, foi por, esta via, eleito Vice-Presidente da República.

    Angola, oficialmente República de Angola, é um país da costa ocidental de África e conquistou a independência política do domínio português em 11 de Novembro de 1975, depois de uma longa guerra de libertação. (portalangop.co.ao)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    00:03:02

    Morreu “The Girl From Ipanema”: Astrud Gilberto tinha 83 anos

    Óbito foi confirmado por colaboradores e familiares próximos da artista brasileira, ícone da bossa Nova. Recorde aqui a voz...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema