
Uma escola para Formação de Professores com capacidade para albergar mais de dois mil alunos em turnos, foi inaugurada, sábado na aldeia Tange, pelo Ministro da Educação, Pinda Simão.
O estabelecimento escolar que formará professores nas opções de Matemática e Física, Biologia e Química, História e Geografia, Língua Portuguesa, Educação Moral e Cívica, Língua Inglesa e Francesa, foi construída no âmbito do Programa de Investimentos Públicos do governo da Província do Uíge.
A mesma é composta por três laboratórios, uma sala de informática, biblioteca, sala de professores, área administrativa completa, oito casas de banho múltiplas, e outros compartimentos, construída no Bairro Tange, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP) do governo provincial do Uíge.
A instituição que possui água canalizada será sustentada por um grupo gerador de 32 KVA e vai absorver educandos do I e II ciclos do Ensino Secundário com a missão de formá-los em matéria pedagógica, com vista a contribuir na qualidade de ensino na província.
Na sua intervenção, o Ministro Mpinda Simão pediu a comunidade estudantil a cuidarem do imóvel por formas a servir igualmente as futuras gerações.
“Cuidarem bem essa escola, porque é património de todos para que a geração que vai iniciar os seus estudos nesta, possa deixá-la em melhores condições para aqueles que virão mais tarde”, enfatizou o Ministro.
O governador do Uíge, Paulo Pombolo disse que o investimento visa formar a nova geração, os quadros que amanhã irão continuar a conduzir os destinos da província e do país em geral, augurando ainda que a mesma, forme professores com um perfil totalmente diferente daquele que se tem estado a constatar em algumas comunidades.
“Esta escola tem 27 salas de aulas, quatro laboratórios e a parte administrativa, está a ser entregue hoje, para que a direcção provincial e municipal da educação, possam cuidar dela. A comunidade do Tange queremos também pedir o vosso apoio, evitar que a escola seja vandalizada como temos estado a assistir em outros bairros”, apelou.
Na sua mensagem ao acto, os alunos da localidade agradeceram o governo provincial do Uíge pela colocação daquela importante infraestrutura que em muito vai contribuir para a formação dos futuros professores e consequentemente a melhoria da qualidade do ensino.
“Gostaríamos de agradecer ao governo da província pela iniciativa da construção de mais uma escola que servirá para a nossa formação e consequentemente na mudança de vida de muitas famílias pois é a sua missão formar cidadãos para a gestão de novos conhecimentos com visão humanista, crítica e reflexiva, pois que apesar da crise económica que assola o país, pensaram em nós e nas futuras gerações que passarão por esta escola”, realçaram os alunos.
A mesma passará a designar-se, Escola de Formação de Professores “General Pedro Benga Lima Foguetão” do Uíge, em homenagem ao malogrado, natural do município do Bembe (Uíge), que em muito contribuiu para o desenvolvimento da região e do país em geral.
Por seu turno, os familiares do malogrado agradeceram a homenagem merecida ao general Pedro Benga Lima “Foguetão”, em reconhecimento do abnegado trabalho feito tanto na província do Uíge, como no país em geral. (portalangop.co.ao)