Domingo, Junho 11, 2023
18.4 C
Lisboa
More

    Arábia Saudita investiga tragédia que matou mais de 700

    (REUTERS)
    (REUTERS)

    Governo atribui incidente durante peregrinação a Meca a “desrespeito às instruções das autoridades”. Dois grandes grupos teriam chegado ao mesmo tempo a um dos acessos ao templo.

    O ministro da Saúde da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, afirmou em comunicado nesta sexta-feira (25/09) que o tumulto que matou mais de 700 peregrinos perto de Meca pode ter sido causado por desrespeito às regras do evento.

    O tumulto ocorreu na quinta-feira durante um ritual de apedrejamento no vale de Mina, perto de Meca, em que os peregrinos atiram pedras contra pilares que representam o diabo. Dois grandes grupos teriam chegado ao mesmo tempo a um dos acessos ao templo. A Defesa Civil da Arábia Saudita contabilizou ao menos 717 mortos e 863 feridos.

    Essa é a pior tragédia registada na peregrinação muçulmana do Hajj nos últimos 25 anos. Em 1990, 1.426 peregrinos morreram sufocados num túnel.

    “As investigações sobre o incidente no ritual de apedrejamento em Mina, que foi talvez causado porque alguns peregrinos se locomoveram sem seguir as instruções das autoridades, serão rápidas e anunciadas, assim como ocorreu em outros incidentes”, disse o ministro.

    Falih acrescentou que os feridos foram levados a hospitais em Meca e, se necessário, serão conduzidos a outras partes do país.

    Após o desastre, o rei saudita Salman bin Abdulaziz al-Saud ordenou a revisão do planeamento dos cinco dias de peregrinação, que, neste ano, tem a participação de 2 milhões de pessoas.

    Segundo os mandamentos do islão, os muçulmanos devem peregrinar a Meca ao menos uma vez na vida.

    No último dia 11 de Setembro, 107 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas com a queda de um guindaste das obras de expansão da Grande Mesquita de Meca. (dw.de)

    KG/rtr/dpa

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Champions: Manchester City-Inter Milão, 1-0

    10 de junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e também dia de Ruben Dias e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema