Saurimo- – O director provincial da Cultura na Lunda Sul, António Izumbo, exortou hoje, terça-feira, em Saurimo, a população com conhecimento da existência de falsos terapeutas e parteiras tradicionais, a denuncia-los, de modo a serem julgados em fórum próprio.

Ao intervir no encontro de esclarecimento de tratamento com terapeutas tradicionais, promovido pela direcção da Cultura, António Izumbo disse que existência de falsos médicos no país põe em perigo a vida de muitas pessoas, daí a necessidade de serem denunciados.
“ É preciso estarmos atentos porque estes falsos terapeutas e parteiras enganam muita gente, sobretudo pessoas desesperadas para angariarem fundos, por isso, aconselho a confirmar, antes de tudo, se o terapeuta é legalizado e se está em condições para exercer as suas funções”, alertou.
Por outro lado, informou que o encontro com os terapeutas e parteiras tradicionais teve como objectivo constatar a legalização das pessoas que trabalham nestas áreas e ter o conhecimento exacto de quantos exercem a medicina tradicional, visto que o trabalho que eles realizam envolve vidas humanas.
Fez saber que a sua instituição, a par deste encontro, tem agendado um ciclo de palestras dirigidas a vendedoras de plantas medicinais e responsáveis de postos e centros de medicina tradicional e natural. (Angop)