Cabinda – O serviço de Migração e Estrangeiros (SME) procedeu a recolha nas últimas 24 horas, de 601 estrangeiros maioritariamente da República Democrática do Congo (RDC), que se encontravam em situação migratória irregular na cidade de Cabinda.

De acordo com uma nota da direcção provincial do SME chegada hoje, terça-feira, à Angop, desse número, 200 cidadãos da RDC foram expulsos no mesmo dia para o seu país de origem, enquanto 401 encontram-se no centro de detenção de imigrantes ilegais (CDEI), no bairro Povo Grande, arredores da cidade de Cabinda, aguardando expulsão.
O documento esclarece que a operação de recolha decorrida nos bairros Cabassango, S.Pedro e Chiweca, contou com a participação de efectivos do SME, Serviço provincial de investigação criminal (SPIC) e do Comando da Polícia Nacional, em conformidade com o Plano de medidas sobre o combate à imigração ilegal.
Ainda no âmbito do mesmo plano, acrescenta a nota, foram realizadas actividades de inspecção em unidades panificadoras e estabelecimentos comerciais que resultaram na detenção de 11 cidadãos da RDC em situação migratória irregular e sem visto de trabalho, encaminhados ao CDEI para os subsequentes trâmites. (Angop)