Domingo, Maio 28, 2023
22 C
Lisboa
More

    Criada nova agenda de desenvolvimento

    A Organização das Nações Unidas e os Estados-Membros apresentam, no decurso da 68.ª sessão da Assembleia-Geral da organização mundial, que se inicia terça-feira e termina no primeiro dia de Outubro, os novos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

    Assembleia-Geral da organização mundial (D.R)
    Assembleia-Geral da organização mundial (D.R)

    Segundo a Rádio das Nações Unidas, a nova agenda 2030 tem como base os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), que foram criados no ano 2000 com oito metas que incluem o combate à pobreza e questões de saúde e educação.

    O novo documento é mais amplo e apresenta um “mapa” com o objectivo de alcançar a dignidade para todos nos próximos 15 anos.

    O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que o novo plano tem a oportunidade de acabar com a pobreza até 2030, transformar vidas e encontrar formas de proteger o planeta Terra.

    A nova agenda tem 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas que vão estimular a acção nos próximos 15 anos em áreas essenciais para a Humanidade e o planeta.

    Objectivos em número

    O objectivo um da nova agenda é acabar com a pobreza em todas as suas formas e lugares. O objectivo número dois determina acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, e promover a agricultura sustentável.

    O terceiro objectivo é assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, independentemente da idade. O quatro objectivo é de assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Além disso, promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

    O quinto objectivo determina a igualdade de género e o empreendedorismo de mulheres. O sexto objectivo é o asseguramento da disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos.

    A sétima meta quer garantir o acesso confiável, sustentável e moderno e a preço acessível à energia. O objectivo número oito tem como foco a economia. Está voltado para o crescimento económico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo, e o trabalho decente para todos.

    O objectivo nove tem como foco a promoção da industrialização inclusiva e sustentável e o fomento da inovação, enquanto o objectivo 10 quer reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

    O objectivo 11 pretende tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros e sustentáveis. Ainda no sector económico, o objectivo 12 quer assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

    A meta 13 ataca um dos maiores desafios actuais, uma vez que determina medidas urgentes para combater a mudança climática e o seu impacto no Mundo.

    O objectivo 14 está direccionado à conservação e ao uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Já o objectivo 15 quer proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres e gerir as florestas de forma sustentável.

    Além disso, pretende combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e conservar a biodiversidade.

    O objectivo 16 pretende promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes e responsáveis em todos os níveis.

    O último objectivo de desenvolvimento sustentável está voltado para o fortalecimento dos meios de implementação e revitalização da parceria global para o desenvolvimento sustentável. Cada um dos 17 objectivos da nova agenda 2030 tem diversas metas, no total 169, que devem ser alcançadas nos próximos 15 anos.

    Optimismo de Ban Ki-moon

    O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, acredita ser possível o Mundo alcançar essas metas se houver uma grande participação e forte apoio não só dos Estados-membros, mas também das organizações parceiras, da sociedade civil e da população em geral.

    O director-adjunto da Organização Internacional do Trabalho em Nova Iorque, Vinícius Pinheiro, disse à Rádio ONU que “o  emprego decente e o crescimento sustentável inclusivo é o agente transformador dessa nova estratégia”.

    O secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica, Bráulio Dias, falou, por sua vez, à rádio da Organização das Nações Unidas sobre dois dos objectivos relacionados com o meio ambiente. “Dois objectivos são dedicados totalmente à biodiversidade e aos ecossistemas.

    O objectivo 14 para os ecossistemas marinhos e costeiros e o objectivo 15 para os ecossistemas terrestres, incluindo florestas e outros tipos de ecossistemas”, salientou o responsável, para quem a biodiversidade está presente também em vários outros objectivos. (Jornal de Angola)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    EUA reforçam segurança marítima de São Tomé e Príncipe

    Os Estados Unidos da América vão reforçar a segurança marítima da guarda costeira são-tomense com formação, entre outras...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema