A União Nacional dos Artistas e Compositores-Sociedade de Autores (UNAC-SA) firmou hoje um contrato de representação recíproca com a SESAC, organização americana de direitos de autor e conexos, com sede em Nashville e escritórios em Nova York, Los Angeles, Atlanta, Miami e Londres.
A SESAC que tem por essa razão, um enorme alcance internacional e um vasto repertório que abrange praticamente todos os gêneros de música do mundo, é também tecnologicamente, a mais inovadora organização de Direitos de Autor americana, no que toca aos métodos de distribuição de direitos, de que poderá a UNAC-SA beneficiar-se.
A SESAC licencia actualmente mais de 400 mil obras musicais e tem mais de 30 mil membros, entre compositores e editores musicais.
A UNAC-SA, com este contrato de representação recíproca torna-se, indubitavelmente, numa entidade que representa uma rede internacional de titulares de direitos de autor, cobrindo mais de 90 por cento da música estrangeira que é usada em Angola, por conseguinte, determinante no licenciamento dos usuários e dos grandes operadores no país.
Recorde-se que a UNAC-SA é uma emanação da UNAC, uma associação sócio profissional constituída há mais de 30 anos. É igualmente, desde Fevereiro do corrente, uma entidade de gestão colectiva de direitos autorais. Com mais de 6.000 membros, foi recentemente admitida na CISAC (Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores) e tem já acordos de representação recíproca assinados com a SPA (Portugal) , ABRAMUS (Brasil) e SACEM (França). (PA)