Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Guatemala: ex-presidente Otto Pérez em prisão provisória

(EURONEWS)
(EURONEWS)

O ex-presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, foi detido, suspeito de corrupção.

A três dias das eleições presidenciais, o juíz Miguel Angel Gálvez emitiu uma ordem de detenção provisória contra Otto Pérez.

O chefe de Estado tinha renunciado ao cargo na sequência de denúncias que o acusavam de liderar uma rede que desviava dinheiro dos impostos aduaneiros.

Segundo o juiz, a detenção serve a evitar o risco de fuga e a proteger a integridade física de Pérez, que foi alvo de várias manifestações que exigiam sua demissão.

O parlamento aceitou na quinta-feira a resignação do Presidente, dois dias depois de lhe ter retirado a imunidade. Otto Pérez insistia em não se demitir, mas acabou por ceder à pressão popular dos últimos meses.

Este não é o único escândalo de corrupção que envolve a governação de Pérez.

Em maio, foram presos altos funcionários da Segurança Social e do Banco Central da Guatemala, suspeitos de corrupção na compra de medicamentos.

Em julho foi detido Gustavo Martínez, genro de Pérez e ex-secretário-geral da Presidência do governo, por crimes de tráfico de influências que terão beneficiado uma empresa de energia. (euronews.com)

por Nelson Pereira

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »