Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Convivência familiar é retratada em exposição

A promoção dos bons hábitos e costumes das famílias angolanas são algumas das propostas apresentadas pelo artista plástico Salanga Yango Ricardo, na exposição intitulada “O regresso”, cuja inauguração acontece amanhã, a partir das 17h00, e patente até dia 30, na União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), em Luanda.

União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) (D.R)
União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) (D.R)

O pintor disse ontem ao Jornal de Angola que preparou uma exposição constituída por 35 quadros com a técnica de acrílico sobre tela, que marca o seu regresso ao país depois de ter feito a maior parte da sua carreira na Europa, Japão e América.

Salanga Ricardo considera que apesar dos vários anos no estrangeiro, os seus trabalhos preservam a originalidade dos hábitos e tradições dos povos angolanos, sem perder a sua afinidade e as raízes com o continente africano, em particular com Angola.

Os temas propostos, explicou, são variados e fazem um apelo à importância de uma maior valorização e respeito pelos símbolos nacionais e a natureza, as sociedades modernas e tradicionais, as paisagens e a reconstrução do país.

Salanga Ricardo referiu que durante alguns anos esteve a preparar uma exposição que pudesse reflectir o seu regresso ao país, duas décadas depois de ter vivido no estrangeiro. “Vamos comemorar 40 anos de Independência e esse retorno ao país é também uma forma de incentivar outros artistas angolanos na diáspora”, salientou.

O percurso artístico de Salanga Yango Ricardo começa em Buco Zau, na província de Cabinda, onde nasceu a 15 de Outubro de 1964. Fez os seus estudos primários, secundário e superior na Academia de Belas Artes de Kinshasa, onde realizou várias mostras individuais e colectivas.

Em 1986, a convite da Academia de Belas Artes de Paris, efectuou um estágio de pintura, com a duração de um ano, em França. Salanga Yango Ricardo é membro da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP). (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »