Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Parlamentares da Coreia do Sul no país para reforço da cooperação

Deputados da Coreia do Sul em visita a Angola (Foto: Francisco Miudo)
Deputados da Coreia do Sul em visita a Angola (Foto: Francisco Miudo)

Uma delegação de deputados da Assembleia Nacional da República da Coreia do Sul, pertencente ao Grupo de Amizade Coreia-Angola, chegou na tarde desta terça-feira a Luanda, para uma visita de dois dias, com vista o reforço das relações de cooperação no domínio parlamentar.

No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a comitiva sul-coreana composta por quatro deputados recebeu cumprimentos de boas vindas do deputado Serafim Maria do Prado, presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento aos Parlamentos da Ásia e da Oceânia.

Em breves declarações à imprensa, o chefe da delegação parlamentar coreana Lee Hag Jae, disse saber que Angola é um país com muito potencial em vários domínios e que esta visita visa contribuir e desenvolver a relação de cooperação entre os dois países, em particular dos parlamentos.

“ A nível parlamentar, não existe muito intercâmbio entre os dois parlamentos e neste sentido o Parlamento da Coreia criou um grupo de amizade Coreia/Angola, conforme também criado em Angola, com o propósito de dinamizar a cooperação”, argumentou.

Neste sentido, o deputado coreano realçou que esta é a primeira visita de um grupo parlamentar do seu país, de modo a avaliar e identificar possíveis áreas de cooperação, mas não está previsto qualquer assinatura de um acordo ou protocolo.

Destacou que “Angola tem muito potencial e a Coreia do Sul tem tecnologia de ponta e juntando esses dois elementos pode-se conseguir bons resultados, daí também a importância da visita”.

Por sua vez, o deputado Serafim do Prado frisou que esta visita é uma resposta a um convite de Angola e que está relacionada às actividades que os grupos parlamentares homólogos têm desenvolvido.

Disse que a mesma vai servir para passar em revista o funcionamento do grupo.

“Haverá um encontro entre os dois grupos parlamentares, cujo objectivo é o reforçar a cooperação de amizade, sendo esta a primeira visita de um grupo da Assembleia da Coreia visita Angola e a expectativa é que as mesmas se realizem com mais regularidade para o efectivo reforço”, argumentou.

O deputado adiantou que está prevista uma visita de um grupo parlamentar angolano para a Coreia ainda para este ano. E lembrou que Angola já esteve em 2011 na Coreia do Sul, onde participou numa conferência em 2011 e que estes encontros são sempre bons para a partilha de experiências.

De acordo com o programa, a delegação parlamentar coreana mantém nesta quarta-feira, no período da manhã, um encontro com o ministro das Relações Exteriores, George Rebelo Pinto Chikoti, outro com os deputados da 3ª comissão. No período da tarde, a comitiva encontra-se com o Presidente da Assembleia Nacional Fernando da Piedade Dias dos Santos. (portalangop.co.ao)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »