Moxico: Novo projecto sanitário materno-infantil e visita parlamentar nos destaques

Luena – O lançamento do projecto sanitário que visa reforçar a melhoria da saúde materno e infantil, nos municípios da província do Moxico, denominado “Mutambi” e a visita de fiscalização dos empreendimentos sociais e económicos nos municípios pelos parlamentares do MPLA, são os principais destaques publicados na semana finda.

MOXICO: MULHERES E CRIANÇAS COM MAIS SAÚDE (Foto: Angop)
MOXICO: MULHERES E CRIANÇAS COM MAIS SAÚDE (Foto: Angop)

Numa primeira fase, o projecto será desenvolvido nos municípios do Moxico (sede), Luau e Camanongue e vai priorizar o aumento dos partos institucionais, aproximar os cuidados primários de saúde às populações que vivem em aldeias mais recônditas, através das brigadas móveis a serem criadas.

Ainda no âmbito da saúde, na vertente das doenças preveníveis, 160 mil crianças dos zero aos cinco anos de idade serão vacinadas na província do Moxico, durante a primeira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, prevista para Agosto próximo.

Para o Programa Alargado  de Vacinação (PAV), segundo a informação avançado à Angop, pelo chefe de departamento de Saúde Pública, Domingos Mufenji,  a província vai receber 250 mil doses de vacina, quantidade que prevê suficiente para o alcance do número preconizado.

Relativamente a educação, quarenta mil e 553 alfabetizandos, dos quais 23 mil e 842 mulheres, terminaram, em Junho deste ano, na província do Moxico, o módulo I da primeira fase do método “Sim Eu Posso”, no âmbito do Programa de Alfabetização e Aceleração Escolar (PAAE). Os alunos tiverem um grau de aproveitamento de noventa porcento e o I módulo foi frequentado por adultos da faixa etária dos 20 aos 45 anos.

Os finalistas deste I módulo iniciam, neste mês, a II e III fase do método, correspondente a 3ª, 4ª, 5ª e 6ª classes do ensino geral, sendo que o témino do programa está previsto para Outubro deste ano.

No município do Luau, cinco mil e 555 alunos do ensino primário beneficiam no presente ano lectivo/2015, de merenda escolar .
Ainda neste domínio social e no âmbito da prevenção rodoviária, 100 veículos automóveis e 40 motociclos foram apreendidos pelos efectivos do comando da Polícia Nacional (PN) no Moxico, durante um patrulhamento realizado em três dias, denominado “Operação Stop”.

No noticiário político, fez eco, a visita do grupo parlamentar do MPLA, que trabalhou desde quinta-feira no município do Moxico (sede), ter considerado, positivas as actividades de âmbito social e económico desenvolvidas na circunscrição pela administração local.

A constatação foi feita pela coordenadora do Grupo Parlamentar do MPLA, Leonora Mbimbi de Morais, depois de reunir com os membros do Conselho Municipal de Auscultação e Concertação Social do Moxico e de visitar algumas obras de impacto social em curso na região.

Antes, os militantes do MPLA do mesmo município foram  esclarecidos sobre a preparação das eleições gerais, previstas para 2017, num encontro realizado na cidade do Luena, pelo grupo parlamentar de acompanhamento à província.

Ainda no âmbito em referência, mais de mil jovens iniciaram na semana finda, o XI curso de instrução básica militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), no Centro de Instrução Militar do Luena, província do Moxico.

A formação tem a duração de três meses e envolve os recrutas incorporados no segundo turno, que terão aulas práticas e teóricas sobre os métodos de instrução assentes na nova realidade, tendo em vista as grandes responsabilidades das FAA na defesa da pátria. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »