Grécia: Atenas diz que Financial Times lança boato mal-intencionado

Ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis (AFP)
Ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis (AFP)

O ministro grego das Finanças, Yanis Varoufakis, qualificou nesta sexta-feira de “boato mal-intencionado” a informação do jornal britânico Financial Times (FT) de que os correntistas poderão perder 30% do valor de seus depósitos no sistema bancário da Grécia.

“A informação do FT (…) é um boato mal-intencionado que a chefe da União de Bancos Gregos negou esta manhã”, disse Varoufakis no Twitter.

O jornal, que cita banqueiros e empresários ligados às negociações, informa que os correntistas gregos com mais de 8 mil euros em suas contas poderão sofrer um confisco similar ao experimentado pelos correntistas de Chipre em 2013 para estabilizar o sector financeiro.

Este confisco “teria lugar em um contexto de reestruturação geral do sector bancário, quando a Grécia voltasse a um programa de socorro”, disse uma das fontes.

O governo grego restringiu os saques a partir de segunda-feira, durante uma semana, para evitar uma fuga em massa de depósitos, um dia antes de a Grécia entrar em “default” com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, convocou um referendo para o próximo domingo sobre as propostas de austeridade dos credores da Grécia em troca da manutenção do financiamento do país. (afp.com)

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »