Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Começa julgamento de piloto ucraniana acusada de matar jornalistas russos

Nadya participa de uma audiência em um tribunal de Moscovo (Foto de DMITRY SEREBRYAKOV/AFP)
Nadya participa de uma audiência em um tribunal de Moscovo (Foto de DMITRY SEREBRYAKOV/AFP)

A piloto militar ucraniana Nadia Savchenko, acusada da morte, no ano passado, de dois jornalistas russos no leste separatista da Ucrânia, começou a ser julgada nesta quinta-feira na Rússia.

Este novo julgamento de um cidadão ucraniano, uma semana depois do início do processo contra o cineasta Oleg Sentsov por “terrorismo”, pode agravar as relações entre Kiev e Moscovo, em um contexto de conflito armado entre separatistas pró-russos e as forças ucranianas no leste da Ucrânia.

Nadia Savchenko, de 34 anos, considerada a princípio cúmplice do assassinato dos jornalistas pelo disparo de um morteiro em Donbass (leste da Ucrânia), em Junho de 2014, acabou sendo acusada de ser co-autora do homicídio premeditado por ter ajudado a corrigir a mira dos disparos ucranianos.

A piloto de helicóptero, que pode pegar até 25 anos de prisão, nega todas as acusações. Seus advogados alegam que não se trata de um julgamento, e sim de um “espectáculo de propaganda” por parte de Moscovo.

Kiev afirma que a militar foi capturada na Ucrânia e entregue à Rússia por rebeldes pró-russos, no início de Julho de 2014, enquanto Moscovo diz que foi presa em território russo quando se fazia passar por refugiada. (afp.com)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »