Pitra Neto reúne com homólogo português

O Ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto, abordou,  terça-feira, em Genebra (Suíça), com o seu homólogo português, Pedro Mota Soares, questões ligadas à cooperação entre os dois países.

Ministro da Administração Pública,Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto (Foto: Angop)
Ministro da Administração Pública,Trabalho e Segurança Social, António Pitra Neto (Foto: Angop)

Durante o encontro à margem da 104ª Conferência Internacional do Trabalho, os interlocutores enalteceram as relações privilegiadas existentes entre os dois países, devido aos fortes laços de amizade entre os Estados e povos.

Os ministros falaram da necessidade de reactivar a cooperação em diversos domínios da área do trabalho, com destaque para a formação profissional, da segurança social e saúde no trabalho e da inspecção geral do trabalho. No capítulo da formação profissional, o ministro Pitra Neto destacou o investimento do Executivo na área social, indicando que Portugal pode transmitir a sua experiência no âmbito da cooperação. Neste sentido, disse que a formação profissional é vital para Angola.

Quanto à segurança social, considerou ser um “desafio necessário” devido ao seu impacto económico no país, assim como a inspecção geral do trabalho, para manter a qualidade e desempenho de todos os profissionais. O ministro Pedro Mota Soares manifestou a disponibilidade de Portugal em continuar a cooperação em diversas áreas, devido à grande circulação de trabalhadores entre os dois países, mas também em função dos desafios que se apresentam em Angola.

O ministro Pitra Neto participou, ontem, num encontro com os seus homólogos da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral). (jornaldeangola.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »