Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

EUA não vão deixar Rússia “nos arrastar de volta ao passado”, diz chefe do Pentágono

0

Os Estados Unidos e seus aliados não vão deixar a Rússia “nos arrastar de volta ao passado”, disse o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, em um discurso em Berlim nesta segunda-feira, quando acusou o governo russo de tentar recriar uma esfera de influência da era soviética.

(swissinfo.ch)
(swissinfo.ch)

A intervenção da Rússia na Ucrânia deixou preocupados os aliados da Otan no Leste Europeu e desencadeou uma série de movimentos militares por parte da aliança militar ocidental, incluindo a aceleração de exercícios e da criação de uma força de reação rápida da Otan.

Carter, que vai supervisionar os componentes da força da Otan nesta segunda-feira, disse que a aliança atlântica vai manter a porta aberta para um melhor relacionamento com a Rússia, mas afirmou categoricamente: “Cabe ao Kremlin decidir”.

“Nós não buscamos uma guerra fria, menos ainda uma quente com a Rússia…. Mas não se enganem: vamos defender nossos aliados, a ordem internacional baseada em regras, e o futuro positivo que tudo isso nos proporciona.”

Carter declarou no domingo que os Estados Unidos e a Otan estão se preparando militarmente para a perspectiva de que o seu rompimento com a Rússia possa ir além do presidente Vladimir Putin.

Durante sua viagem, esta semana, Carter vai subir a bordo de um navio de guerra dos EUA na Estônia, durante exercícios militares no Mar Báltico. Em Bruxelas, ele se reunirá com chefes de defesa de países membros da Otan e poderá apresentar mais detalhes sobre os planos de posicionamento prévio de equipamento militar pesado, disseram autoridades.

A Rússia condenou essas medidas da Otan e ameaçou reforçar as suas próprias forças, adicionando 40 mísseis balísticos intercontinentais a seu arsenal nuclear este ano. (swissinfo.ch)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »