Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Benguela: I Festival de Banda Desenhada decorre na província

Benguela – A primeira edição do Festival de Banda Desenhada de Benguela, que tem como principal objectivo a divulgação da expressão artística dos jovens da província, decorre desde hoje, terça-feira, no Jardim do Mercado Heróis de Moncada nesta cidade.

EXPOSIÇÃO DA BANDA DESENHADA (Foto: António Escrivão)
EXPOSIÇÃO DA BANDA DESENHADA (Foto: António Escrivão)

O evento, promovido pela “Fábrica de Caricaturas Angola” em conjunto com os Jovens Criativos de Benguela e Amigos (J.C.B.A), decorre no âmbito da II edição  Fenacult, realizado em 2014, e serve ainda para saudar os 40 anos da Independência Nacional, assinalam-se a 11 de Novembro.

A actividade conta com a participação de 30, dos 40 artistas convidados, e vai decorrer até ao dia 28 deste mês.

Em declarações hoje, quinta-feira, à Angop, o desenhista e membro da comissão organizadora do festival Álvaro Sampaio explicou que deste número de participantes, 15 são artistas profissionais e os outros 15 são amadores e alunos de escolas do ensino primário e secundário do I ciclo, com destaque para os estudantes da Paróquia de Santo Estêvão.

De Luanda, informou, participam sete artistas profissionais, com realce para os caricaturistas Nelson Paim, Armando Pulu e Nelson Tumbula.

Cada artista, explicou, expõe no certame a sua obra de banda desenhada, cartoon ou caricaturas, visto serem desenhos livres e visam valorizar a criatividade individual, no que respeita aos aspectos naturais.

Esta actividade, frisou, representa para os jovens locais uma oportunidade para se projectarem para outros encontros de maior envergadura como o Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação, realizado em Luanda.

Segundo Álvaro Sampaio, o Festival de Banda Desenhada de Benguela pode e deve incentivar, ainda mais, a juventude a criar o gosto pela arte do desenho, em particular, e pela cultura angolana, em geral.

O encontro, referiu, é também uma importante ferramenta de divulgação dos trabalhos do recém-criado movimento dos artistas criativos de Benguela.

O programa do festival inclui, entre outros atractivos, sessão de venda e assinatura de autógrafos do livro “A Caricatura”, de Nelson Paim, workshop sobre desenhos livres, desenho de cartoons e caricaturas ao vivo, bem como debate sobre a banda desenhada na província de Benguela. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »