Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

África do Sul: Presidente em Exercício da UA defende esforços para melhor uso dos recursos naturais

Robert Mugabe (Foto: Bishop Arare/EPA)
Robert Mugabe (Foto: Bishop Arare/EPA)

O presidente em exercício da União Africana (UA), Robert Mugabe defendeu hoje, domingo, em Joanesburgo, África do Sul, a mobilização de esforços conjuntos por parte dos líderes africanos para melhor uso dos recursos naturais dos estados africanos.

Discursando na Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, onde Angola se faz presente com uma delegação chefiada pelo seu ministro da Defesa, João Lourenço, em representação do Presidente José Eduardo dos Santos o líder zimbabweano, Robert Mugabe, frisou os esforços nesta mobilização que “permitirão alavancar as transformações sociais e econômicas dos países de África”.

“Nós precisamos de industrializar a matéria prima por formas a nos beneficiarmos e darmos um valor acrescido aos nossos recursos naturais para sairmos da exportação de matérias primas”, destacou Robert Mugabe.

Por outro lado, relativamente a estabilidade e segurança em algumas partes do continente africano, Robert Mugabe disse que está claramente demonstrado que há necessidade da União Africana operacionalizar por completo a Força Africana em Estado de Alerta e consequentemente a sua capacidade de desdobramento rápido em caso de necessidade.

A Força Africana em Estado de Alerta, órgão criado sob os auspícios da União Africana(UA), como encarnação viva e concentrada dos exércitos da região central de África,deve cumprir eficazmente os seus objectivos, fundamentados na participação em missões de apoio e manutenção de paz em África e é integrada por militares dos diferentes Estados,estando subdividida em seis unidades, por igual número de regiões a que foi repartido o continente.

Fazem parte da Força Africana em Estado de Alerta pela parte da região central de África, Angola, RDCongo, Rwanda, Burindi, Guiné-Equatorial, Congo-Brazzaville, Gabão, SãoTomé e Princípe, Tchad, RCA.

A cimeira de líderes africanos prossegue os seus trabalhos nesta segunda-feira. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »