Presidente angolano condena tentativa de golpe de estado no Burundi

chefe de estado angolano, José Eduardo dos Santos (ANGOP)
chefe de estado angolano, José Eduardo dos Santos (ANGOP)

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, condenou hoje, segunda, feira, em Luanda a tentativa de golpe de estado militar levada a cabo há dias na República do Burundi, país membro da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).

O Chefe de Estado angolano, que assume actualmente à presidência da CIRGL, falava na cerimónia de abertura da Cimeira de líderes deste órgão regional africano que está a analisar a situação de segurança e humanitária da sub-região com especial atenção nas Repúblicas do Burundi, Centro Africana, Democrática do Congo, Sudão do Sul e a ameaça de terrorismo na referida zona.

“Na República do Burundi onde uma crise pré – eleitoral levou a confrontos violentos condenamos energicamente a tentativa de golpe de estado e saudamos a defesa da ordem constitucional pelas forças leais ao presidente da República cuja legitimidade não pode ser posta em causa”, ressaltou o estadista angolano.

O Presidente José Eduardo dos Santos defendeu a necessidade do restabelecimento rapidamente do diálogo neste país com vista a criar condições com o apoio os países da região para que a realização das previstas eleições legislativas e presidenciais tenham lugar de forma ordeira, transparente e credível e que depois seja respeitada a vontade expressa pelos eleitores nas urnas.

A Cimeira que decorre a porta -fechada está analisar a situação de segurança e humanitária desta sub-região de África, com especial atenção nas Repúblicas do Burundi, Centro Africana, Democrática do Congo, Sudão do Sul e a ameaça de terrorismo na referida zona.

Fazem parte da CIRGL Angola, Burundi, República Centro -Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »