Governo: São Tomé e Príncipe procura financiamento para porto de águas profundas

O primeiro-ministro de S. Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, iniciou hoje uma digressão a Europa e Médio Oriente, nomeadamente a França, Turquia e os Emiratos Árabes Unidos, em busca de financiamento para construção do porto de águas profundas.

Patrice Trovoada – Primeiro Ministro de S.tomé e Príncipe (Foto: Rogério Tuty)
Patrice Trovoada – Primeiro Ministro de S.tomé e Príncipe (Foto: Rogério Tuty)

“Nós teremos a possibilidade de discutirmos com empresas do setor das obras públicas e (…) a questão do porto de águas profundas estará sobre a mesa”, disse Patrice Trovoada.

O governante vai reunir-se nestes países com responsáveis de setores financeiros e de instituições privadas, através dos quais pretende obter garantias financeiras para investimentos em projetos estruturantes no seu país.

“A criação de riqueza, o crescimento económico em São Tomé e Príncipe vai dever-se, essencialmente, à entrada de capitais privados. É esse o sentido dessa nossa missão (ao estrangeiro)”, disse o primeiro-ministro são-tomense antes do início da viagem.

O primeiro ministro de São Tomé e Príncipe adiantou, ainda, que vai encontrar-se, também, com representantes de “empresas de operações logísticas e fundos de investimento” desses três países incluídos na sua digressão pela Europa e Médio Oriente.

Em declarações aos jornalistas, o chefe do governo são-tomense apontou as áreas que podem interessar a eventuais investidores em são Tomé e Príncipe, referindo-se ao posicionamento geoestratégico do arquipélago como “um atrativo”.

A estabilidade e a segurança “também são um bom atrativo”, disse Trovoada, que se manifestou preocupado com a questão do financiamento.

“Embora tenhamos feito um progresso com o Fundo Monetário Internacional (FMI) no que diz respeito a concessão dos créditos, ainda estamos aquém das possibilidades reais de endividamento, daí que quem pode, de facto, investir são as empresas privadas”, concluiu. (noticiasaominuto.com)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »