Navios de guerra dos EUA estão prontos para atuar no Iêmen

(AFP 2015)
(AFP 2015)

Dois navios de guerra americanos baseados no Mar Vermelho estão prontos para responder à situação no Iémen.
Segundo o Comando Central dos Estados Unidos informou nesta quinta-feira, o Departamento de Defesa vem monitorando de perto as acções dos rebeldes houthis.

Na quarta-feira, a Arábia Saudita anunciou o início de uma operação militar contra os houthis, que actualmente controlam grande parte do território do Iémen, incluindo a capital Sanaa. Militantes houthis inclusive já capturaram muitas armas em sítios militares do país.

Bahrein, Catar e Egipto e outros estados também participam da coligação liderada pelos sauditas. As nações do Golfo afirmam que a campanha é uma resposta a um pedido do presidente do Iémen, Abd Rabbuh Mansur Hadi.

Também na quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, autorizou apoio logístico e de inteligência americano em operações no Iémen. Os EUA estão estabelecer uma célula de planeamento conjunto com a Arábia Saudita para coordenar esforços.

Os militantes houthis forçaram o presidente Hadi a deixar o governo e renunciar no fim de Janeiro. Hadi ficou em prisão domiciliar em Sanaa antes de fugir para Aben, em Fevereiro, quando negou sua renúncia. (sputniknews.com)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »