Benguela: Feira da saúde na Ganda

Feira da Saúde (Foto: Angop)
Feira da Saúde (Foto: Angop)

Uma feira da saúde denominada “Viva e envelheça com saúde”, decorre desde segunda-feira, na povoação da Katanda, comuna da Ebanga, município da Ganda (Benguela), promovida pela Organização da Mulher Angolana (OMA), em parceria com sector da Saúde.

A feira que visa proporcionar uma assistência medica e medicamentosa mais próxima ao cidadão, com a prestação de diversos serviços básicos, tem a duração de dois dias e enquadra-se na jornada “Março Mulher”.

Cerca de 40 técnicos de saúde, sendo nove médicos nacionais e estrangeiros especializados nas diversas áreas de saúde, estão a prestar toda assistência sanitária, com vista a diagnosticar todas as patologias existentes no seio das populações locais.

A identificação de problemas de saúde pública, consultas de clínica geral, oncologia, tratamento mental, bocal, área de despistagem nutricional, consultas pré- natais, puericultura, testes rápidos de malária, Hiv-Sida e hipertensão arterial, são dentre outros serviços a serem prestados durante a feira para o bem da população.

A secretaria do executivo nacional da OMA para solidariedade e aconselhamento jurídico, Vitória Francisca da Conceição, defendeu na abertura do certame a importância o envolvimento das autoridades tradicionais, das autoridades politicas, administrativas e responsáveis da sua organização no município, para a mobilização das comunidades na adesão massiva nesse programa.

Manifestou o seu regozijo pela prontidão da equipa médica quer angolanos, como a missão cubana presente, cujo êxito da actividade dependerá da afluência das comunidades as de consultas de clínica geral nesses dois dias.

Para si é importante que a população consiga receber assistência médica e perceber sobre benefícios deste programa, para que de forma directa possa ter consultas gratuitas nas várias especialidades. (portalangop.co.ao)

1 comentário
  1. Paulo Adão Diz

    Muito bem! esperamos que esta iniciativa se repita por muitos vezes no ano, não só março mulher mas tambem que seja por mas tempo.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »