Uíge: Governador encoraja juventude a primar pela formação académica e profissional

Paulo Pombolo-governador da província do Uíge (ANGOP)
Paulo Pombolo-governador da província do Uíge (ANGOP)

O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, encorajou quarta-feira, no município do Quimbele, a juventude a primar pela formação académica, técnica e profissional, com vista a contribuir positivamente para o desenvolvimento da província.

Paulo Pombolo falava durante o acto de inauguração de uma escola do II ciclo do ensino secundário no município do Sanza Pombo.

Disse que o país está em franco crescimento, mas que ainda existem sectores que exigem a colocação urgente de técnicos capazes.

Salientou que o governo está preocupado e vai evidenciando esforços para criar cada vez mais condições para a formação dos jovens.

“Queremos que a juventude domine a ciência e a tecnologia para que amanhã possa contribuir no processo do desenvolvimento do país”, afirmou.

Lamentou o facto de muitos jovens ignorarem as orientações dos pais que esperam deles um para um futuro brilhante, lembrando que quem não estuda ou não aprender qualquer profissão será dificuldades em conseguir atingir um futuro promissor.

Avançou que o município do Sanza Pombo, a semelhança dos outros, precisa de médicos, arquitectos, agrónomos, professores, enfermeiros e outros técnicos devidamente preparados para desenvolver os vários sectores.

“Construímos na sede da província a VII região académica da Universidade Kimpa Vita e o Instituto Superior de Ciências da Educação que abarcam vários cursos que podem ser benéficos para completar a formação académica e demos a responsabilidade aos jovens para se formarem e pensar no futuro de Angola porque se a juventude não estiver devidamente formada estaremos a mutilar o futuro do país”, disse.

Paulo Pombolo garantiu que dentro do programa local o governo provincial vai nos próximos dias construir um Instituto Médio Politécnico no município de Quimbele para permitir que os jovens frequentem os cursos profissionais na instituição.

Na ocasião encorajou aqueles que já estão no II ciclo do ensino secundário para continuarem com dinamismo para que nos próximos dias possam frequentar outros cursos nas instituições do ensino superior.

Aconselhou os jovens a acatarem os conselhos dos adultos, autoridades tradicionais, religiosas, encarregados e progenitores para que possam alcançar o bom caminho para o futuro.

Participaram do acto antecedido de uma sessão cultural, membros do governo, sobas, regedores, pastores, jovens e militantes dos partidos políticos. (portalangop.co.ao)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »