Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

UE e Unicef assinam acordo de cooperação

Assinatura de acordo entre UE e Unicef para ajuda ao governo na construcão de um centro profissional no sector de águas (Foto: Joaquina Bento)
Assinatura de acordo entre UE e Unicef para ajuda ao governo na construcão de um centro profissional no sector de águas (Foto: Joaquina Bento)

Um acordo para apoiar o Governo angolano na criação de um Centro de Formação Profissional no sector das Águas (CFPA) foi assinado hoje, quinta-feira, em Luanda, entre a União Europeia (UE) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O acordo tem como finalidade complementar os esforços do governo e de outros parceiros no sector de águas, e prevê um apoio em 830 mil euros destinados ao desenvolvimento dos módulos curriculares para o centro de formação profissional do sector em Ongazanga.

O projecto será implementado pelo Unicef com o apoio da UE e visa contribuir para o desenvolvimento de competências especializadas no sector das águas.

O projecto actual é encabeçado pelo governo de Angola que já tem desenvolvido diferentes acções no sentido de garantir o acesso à água potável pelas populações, particularmente as mais vulneráveis.

Segundo o embaixador da União Europeia, Gordon Krick, o acordo entre ambos faz parte de um projecto global orçado em 11,8 milhões de Euros, resultado da contribuição de diferentes parcerias: UE com 6 milhões de Euros, governo de Angola com 4,17 milhões de Euros, Banco mundial (PDISA) com 1,5 milhões de Euros e 130mil Euros do Unicef.

Referiu que o centro de formação profissional das águas será uma infra-estrutura destinada a superar uma lacuna na formação para o sector de águas, prevendo-se que seja dotado de condições pedagógicas e equipamentos didácticos que garantam gradualmente a satisfação das necessidades de pessoal qualificado.

O acordo prevê que numa primeira fase, até 2017, serão formados cerca de 2.500 trabalhadores provenientes das 18 províncias do país, em funções chave do sector de águas.

O centro está a ser construído na região de Ongazanga, província de Luanda, dista 15 quilómetros de Catete. (portalangop.co.ao)

Deixe uma comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Translate »